AJUDA DA COMUNIDADE : Praça do Anglo requalificada
“Essa praça tá linda demais. E o melhor é que ela é resultado da força da união. Faltava um lugar bonito, prazeroso, de integração, para as crianças brincarem, jogarem bola, os adultos tomarem um chimarrão…
Agora não falta mais. Essa praça é de cada um de vocês e agora é preciso que vocês se apropriem, se sintam donos dela e ajudem a cuidá-la. O futuro dela depende de cada um de vocês”, com estas palavras a prefeita em exercício, Paula Mascarenhas, saudou os moradores do Loteamento Anglo na tarde de domingo, durante o De Praça em Praça, evento de reinauguração da Praça da Amizade.
Com um trabalho desenvolvido ao longo de três dias – desde a sexta-feira (20), até a manhã de domingo – e que envolveu dezenas de pessoas da prefeitura de Pelotas, da UFPel e da própria comunidade, a Praça da Amizade foi totalmente requalificada: ganhou bancos, floreiras, quadra de esportes cercada com tela, bancos, iluminação, lixeiras, os brinquedos (balanços, escorregador, gangorra) foram arrumados e pintados, e foram plantadas vinte mudas de árvores, cada uma adotada por uma criança da comunidade, que ficará responsável por preservá-la. “Que elas cresçam e fiquem frondosas e daqui um tempo a gente possa retornar e se reencontrar sob a sombra destas árvores”, complementou Paula. As crianças também confeccionaram uma árvore natalina, com os nomes de todas as que participaram, que foi instalada no canteiro da praça.
A requalificação de praças dos bairros integra o programa Pelotas Mais Verde, da prefeitura, que tem a UFPel por parceira e contará com a participação dos moradores do entorno. O secretário de Qualidade Ambiental, Fabrício Tavares, explicou que, como já existem outros projetos contemplando as praças maiores da cidade – Cel. Pedro Osório, Piratinino de Almeida, Cipriano Barcelos -, a SQA decidiu focar suas ações nas pracinhas das comunidades, para que crianças e adultos tenham bons espaços de lazer e confraternização. A meta da Secretaria é qualificar 20 praças até o final de 2016. A praça da Amizade foi a primeira.
Com produção da equipe realizadora do Piquenique Cultural, o evento de reinauguração do espaço – De Praça em Praça – contou com uma série de atividades de entretenimento e educação: distribuição de pipoca, palhaço que além de animar e fazer malabares ainda fazia slackline, ônibus do Vida Ativa, com brinquedos infláveis e cama elástica, pinta-cara com o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), distribuição de brindes, banheiros químicos, duas voluntárias faziam grafitagem em uma parede lateral da praça, e no encerramento, apresentação da Orquestra Popular Afro Beat Anjos e Querubins.
PARTICIPARAM:
Pela prefeitura, as secretarias de Qualidade Ambiental (SQA), Obras e Pavimentação (Smop), Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Desenvolvimento Rural (SDR), Educação e Desporto (Smed), Saúde (SMS) e Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP).
Pela UFPel: Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (NaUrb), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb), curso de Geografia, Escritório Modelo João de Barro, Conservatório de Música.
Apoio comunitário da Associação dos Moradores do Loteamento Anglo (presidente Anderson Bandeira) e líderes locais (entre eles, Pedro Ferraz).
Apoio cultural: Piquenique Cultural
Apoio institucional: Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento Integral (Ceadi), Conselho Municipal de Proteção Ambiental de Pelotas (Compam).