Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

AJUDA DA COMUNIDADE : Praça do Anglo requalificada

AJUDA DA COMUNIDADE : Praça do Anglo requalificada
24 novembro
08:56 2015

“Essa praça tá linda demais. E o melhor é que ela é resultado da força da união. Faltava um lugar bonito, prazeroso, de integração, para as crianças brincarem, jogarem bola, os adultos tomarem um chimarrão…

Agora não falta mais. Essa praça é de cada um de vocês e agora é preciso que vocês se apropriem, se sintam donos dela e ajudem a cuidá-la. O futuro dela depende de cada um de vocês”, com estas palavras a prefeita em exercício, Paula Mascarenhas, saudou os moradores do Loteamento Anglo na tarde de domingo, durante o De Praça em Praça, evento de reinauguração da Praça da Amizade.

TRABALHO foi realizado durante três dias

TRABALHO foi realizado durante três dias

Com um trabalho desenvolvido ao longo de três dias – desde a sexta-feira (20), até a manhã de domingo – e que envolveu dezenas de pessoas da prefeitura de Pelotas, da UFPel e da própria comunidade, a Praça da Amizade foi totalmente requalificada: ganhou bancos, floreiras, quadra de esportes cercada com tela, bancos, iluminação, lixeiras, os brinquedos (balanços, escorregador, gangorra) foram arrumados e pintados, e foram plantadas vinte mudas de árvores, cada uma adotada por uma criança da comunidade, que ficará responsável por preservá-la. “Que elas cresçam e fiquem frondosas e daqui um tempo a gente possa retornar e se reencontrar sob a sombra destas árvores”, complementou Paula. As crianças também confeccionaram uma árvore natalina, com os nomes de todas as que participaram, que foi instalada no canteiro da praça.

A requalificação de praças dos bairros integra o programa Pelotas Mais Verde, da prefeitura, que tem a UFPel por parceira e contará com a participação dos moradores do entorno. O secretário de Qualidade Ambiental, Fabrício Tavares, explicou que, como já existem outros projetos contemplando as praças maiores da cidade – Cel. Pedro Osório, Piratinino de Almeida, Cipriano Barcelos -, a SQA decidiu focar suas ações nas pracinhas das comunidades, para que crianças e adultos tenham bons espaços de lazer e confraternização. A meta da Secretaria é qualificar 20 praças até o final de 2016. A praça da Amizade foi a primeira.

Praça da Amizade 03DE PRAÇA EM PRAÇA

Com produção da equipe realizadora do Piquenique Cultural, o evento de reinauguração do espaço – De Praça em Praça – contou com uma série de atividades de entretenimento e educação: distribuição de pipoca, palhaço que além de animar e fazer malabares ainda fazia slackline, ônibus do Vida Ativa, com brinquedos infláveis e cama elástica, pinta-cara com o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), distribuição de brindes, banheiros químicos, duas voluntárias faziam grafitagem em uma parede lateral da praça, e no encerramento, apresentação da Orquestra Popular Afro Beat Anjos e Querubins.

PARTICIPARAM:

Pela prefeitura, as secretarias de Qualidade Ambiental (SQA), Obras e Pavimentação (Smop), Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Desenvolvimento Rural (SDR), Educação e Desporto (Smed), Saúde (SMS) e Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP).

Pela UFPel: Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (NaUrb), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb), curso de Geografia, Escritório Modelo João de Barro, Conservatório de Música.

Apoio comunitário da Associação dos Moradores do Loteamento Anglo (presidente Anderson Bandeira) e líderes locais (entre eles, Pedro Ferraz).

Apoio cultural: Piquenique Cultural

Apoio institucional: Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento Integral (Ceadi), Conselho Municipal de Proteção Ambiental de Pelotas (Compam).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções