Ala da pediatria do HUSFP é reformada por voluntário
Além de contribuir com o material utilizado na obra, Júlio Moura também é responsável por realizar toda a mão de obra
Reconhecido pela equipe e até por pacientes do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), o voluntário Júlio Moura lidera um novo projeto em prol da instituição: reformar a ala que atende crianças, a pediatria. Assim como a doação do material utilizado na obra, Moura ainda realiza toda a mão de obra.
De acordo com a engenheira do hospital, Andressa Scholl, serão reformados todos os quartos, a circulação e o posto de enfermagem. Renovação da pintura de paredes e esquadrias, reforma do mobiliário e do piso são as qualificações previstas. “A reforma está sendo realizada pelo Júlio com o apoio da equipe da Manutenção. Essa parceria já foi realizada em 2019 e deu muito certo”, comenta.
O gesto solidário do voluntário é responsável por qualificar espaços com atendimento voltado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde o começo da parceria com o hospital da UCPel, Moura já realizou diversas reformas, em espaços como a clínica médica, maternidade, UTI Covid, entre outros. “Também fiz a doação de televisores para todos os quartos da pediatria”, completa.
Ação voltada a pacientes SUS
Garantir dignidade para pacientes que dependem do SUS é o que motiva Moura a ajudar hospitais públicos. “É inadmissível, por exemplo, ver as pessoas mais necessitadas, que proporcionalmente mais contribuíram com a saúde pública ao longo de suas vidas, precisarem de leitos e as condições dos quartos não serem das melhores”, diz.
Conforme o voluntário, boa parte dos problemas da infraestrutura do SUS, senão a maioria, se dá por falta de recursos governamentais. “Diante disso, me sensibilizo, pois me vejo no lugar dessas pessoas. Então, puxo a responsabilidade para mim e penso: o que eu posso fazer para melhorar as vidas dessas pessoas?”
Além do HUSFP, outros hospitais com atendimento SUS, como a Santa Casa e o Hospital Espírita, por exemplo, contam com a parceria de Moura para requalificar espaços. A cada projeto entregue à comunidade, o sentimento é de plenitude. “Geralmente, eu me emociono ao ver as pessoas desfrutando dos espaços que revitalizei. É notório como isso afeta positivamente suas vidas, me parece que elas ficam mais dispostas, alegres, e isso me faz um bem tremendo”, finaliza.