ALAGAMENTOS : População não colabora com a limpeza
Apesar das ações constantes da Sosu, para limpar canais e aprofundar valetas, entulhos abandonados em vias públicas por moradores continuam a obstruir canais e agravar alagamentos.
A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) está fazendo novas valetas e aprofundando as já existentes em diversos pontos da cidade. O corredor do Obelisco, por exemplo, recebeu a ação na última semana, com o objetivo de prevenir alagamentos devido às fortes chuvas. Avenida 25 de Julho foi alvo da mesma ação e as praias do Laranjal e Balneário dos Prazeres estarão sendo contempladas com a passagem da retroescavadeira e de caçambas para a retirada de entulhos. Apesar dos constantes esforços da prefeitura, contudo, os alagamentos continuam sendo agravados em diversos locais em que os moradores abandonam em via pública detritos e móveis velhos.
“A comunidade precisa se conscientizar de que não pode jogar o lixo na rua. Este lixo que estamos coletando foi jogado pela população”, lamenta o secretário da Sosu, Luiz Carlos Villar, salientando que se as pessoas não mudarem seus hábitos as inundações não vão cessar nestes locais.
No Corredor do Obelisco foram encontrados, quarta-feira sofás, carcaças de televisões, roupas e embalagens de alimentos depositados no canalete e no seu entorno. Com as chuvas, o lixo muitas vezes acaba por retornar ao canal e tranca as vias de escoamento. “As máquinas passaram e limparam tudo, mas os vizinhos voltam a jogar a sujeira ali”, disse Helena de Ávila, moradora da localidade.