Alegria e emoção na festa que comemorou o Dia do Orgulho Autista
No Dia Mundial do Orgulho Autista, 18 de junho, dezenas de crianças, adolescentes e adultos autistas e seus familiares e amigos confraternizaram em uma festa com brincadeiras, comidas, sorteio de brindes e muito, muito amor. “A cidade é uma eterna continuidade. Nos orgulhamos do tanto que conseguimos e nos orgulhamos de continuar sonhando e querendo mais”, disse o prefeito Eduardo Leite, no evento ocorrido no pátio do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), ao anunciar o objetivo de construir um prédio próprio para o Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura, que completou dois anos em março e beneficia 260 autistas.
Eduardo destacou que, além de garantir a permanência do Centro, é preciso ampliá-lo – atualmente cerca de 130 pessoas aguardam por vagas – e criar um espaço “pensado para o autista” e que tenha um centro de convivência para os adultos que têm autismo, com terapias adequadas.
“Agradeço a esse grupo de guerreiras e guerreiros, que fez a gente chegar até aqui. Vocês emocionaram o prefeito e eu também fui tocada por essa luta que culminou nesse projeto tão bonito, que envolve tanta gente… Uma obra que mexe com vidas humanas, com o coração da gente e vem transformando a vida de centenas famílias. Isso não tem preço”, ponderou a vice-prefeita, Paula Mascarenhas, presente na festa.
De iniciativa da Associação de Amigos, Mães e Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (Amparho), a confraternização contou com apoio da Coordenadoria de Políticas Inclusivas da prefeitura, que conseguiu com o projeto Vida Ativa brinquedos infláveis, cama elástica, pintura de rosto e decoração; Luis Antônio Pinto Soares, amigo da Associação, que doou as comidas (pipoca, algodão-doce, cachorro-quente) e bebidas; e da BPM, na pessoa do comandante major Eduardo Perachi, que cedeu o local para a festa. Os brinquedos e brindes doados foram comprados pelos pais e familiares dos autistas.