ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA : Eco Restaurante completa quatro anos
“Alimento orgânico é qualidade de vida, é estar em maior contato com a natureza.”, resume Liomar Silva de Souza, proprietário do restaurante ecológico.
Por Marcelo Rota
O Eco Restaurante completa quatro anos hoje, mas a experiência de Liomar e da gerente Simone Godinho (especializada em ecologia urbana) já vem de longa data. São quase 20 anos trabalhando juntos e com produtos agroecológicos. Em 1996, quando começou a feira ecológica na cidade e ainda era estudante universitário, o proprietário do restaurante realizou um trabalho de educação para o consumo na incipiente feira. Liomar, que vem de uma família de pequenos agricultores, começou ali a sua paixão pela agroecologia.
O Eco Restaurante inaugurou em 2011 e segue com a mesma proposta e forma que deram certo. Pensar globalmente e consumir localmente. Incentivando a agricultura local, os produtos ecológicos, o consumo consciente e sempre crescendo. Liomar destaca que, depois de programas do governo federal como o Compra Direta da Agricultura Familiar (que privilegia os produtos agroecológicos), o cenário mudou radicalmente. Hoje, afirma, a agroecologia é muito mais valorizada.
Segundo Liomar, seu maior envolvimento com a alimentação orgânica vem da sua sensibilidade com as questões que tangem o desenvolvimento da pequena agricultura.
Os fornecedores do restaurante são sempre os mesmos. O proprietário, também responsável pela cozinha, afirma que quando os agricultores começam a cultivar novos produtos ou trazem coisas diferentes, que crescem ao natural nas suas propriedades, é sempre um novo desafio para produzir um prato diferenciado.