Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

ALIMENTAÇÃO: Pelotas adere a programa da Anvisa

ALIMENTAÇÃO: Pelotas adere a programa da Anvisa
04 dezembro
09:34 2013

Programa dá mais segurança ao consumidor

Programa dá mais segurança ao consumidor Pelotas aderiu ao projeto da ANVISA. Vice-prefeita Paula Mascarenhas fez a entrega simbólica do cartaz de estabelecimento participante e uma das integrantes do Projeto. Foto: Eduardo Beleske/Ascom

Pelotas aderiu ao projeto da ANVISA. Vice-prefeita Paula Mascarenhas fez a entrega simbólica do cartaz de estabelecimento participante e uma das integrantes do Projeto.
Foto: Eduardo Beleske/Ascom

Foi lançado oficialmente, ontem, o Projeto de Categorização dos Serviços de Alimentação, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Pelotas. O programa oferecerá mais segurança ao consumidor, ao melhorar o perfil sanitário em estabelecimentos que manipulam alimentos, observando o cumprimento de regras, padrões e protocolos da Agência.

A vice-prefeita Paula Mascarenhas fez a entrega simbólica do cartaz de estabelecimento participante a um dos integrantes do Projeto, e afirmou que o governo quer ser parceiro de quem acredita e investe em Pelotas, e que a Vigilância Sanitária tem este perfil, para que o Município, que já é referência em diversidade gastronômica, se destaque cada vez mais. “Queremos vender Pelotas para o Brasil, e vamos aderir a todos os projetos que levem a isso, para que não só os pelotenses conheçam, mas para que os turistas se sintam atraídos”, disse Paula, que pretende que Pelotas seja conhecida como uma das melhores cidades do país no acolhimento de turistas.

Anvisa Paula 02

PROJETO lançado ontem durante reunião na Prefeitura

O projeto-piloto é baseado em experiências bem sucedidas em diversos países, e a Copa do Mundo de 2014 foi o estímulo que faltava para a implementação no Brasil. Todas as cidades-sede da Copa receberão a categorização, acrescentando algumas cidades candidatas. Apenas dois municípios do interior do Estado foram contemplados – Pelotas e Gramado. E das 120 vagas, 61 ficaram com Pelotas.

AS VAGAS foram divididas em categorias: Culinária Regional – eixo Mercosul, que abrange churrascarias, parrillas e doçarias; e Características Locais, com pubs, pizzarias e buffets da balança. O esforço foi para atingir a maior área possível da cidade, em locais que estejam regulares com a Vigilância Sanitária, e onde os alimentos sejam consumidos no próprio local.

DE ACORDO com a coordenadora do projeto em Pelotas, Martha Schenatto Monks, a ideia é de responsabilização do empresário e de garantir o direito do usuário de saber o que está consumindo. A primeira etapa do processo consiste na auto-avaliação – os próprios empresários avaliam seu estabelecimento, de acordo com os critérios estabelecidos, tendo a chance de corrigir possíveis falhas antes da visita dos fiscais. Após acontece o primeiro ciclo de inspeções, que deve ser repassado para a Anvisa até o próximo dia 30. A terceira etapa será um novo ciclo de inspeções, que acontece até o dia 30/4/2014. Apesar de a participação dos estabelecimentos não ser voluntária, ela pode se tornar muito positiva para os empresários, pois as informações estarão disponíveis no site da Anvisa, o que poderá ser uma boa propaganda para os locais que cumprem as regras. Além de receber um selo atestando o seu risco sanitário – a pontuação será de 1 a 5, sendo que quanto menor o número, menor o risco. Assim, quem obtiver apenas um ponto receberá o selo platina; com dois pontos o ouro; três pontos prata e quatro pontos bronze. Caso algum receba cinco pontos (risco sanitário alto), precisará se adequar para manter o funcionamento.

 

Sobre o autor

Rafael Freitag

Rafael Freitag

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções