Alunas do Mário Quintana apresentam projeto científico para prefeita
Como utilizar pastilhas termoelétricas como fonte de energia sustentável é a pergunta que norteia o projeto das alunas do 1º ano do Ensino Médio da Escola Mário Quintana, Sophia Lopes, 15 anos, e Alice Hoffmann, 16, idealizado para a Feira de Ciências da instituição. Na quinta-feira , a dupla apresentou a proposta à prefeita Paula Mascarenhas e explicou aspectos relacionados à viabilidade e à aplicabilidade da iniciativa, que consiste em uma máquina habilitada para gerar energia através de calor.
Sophia esclarece que o equipamento portátil foi idealizado para atender situações emergenciais e específicas, de forma imediata, por pessoas que não tenham acesso à energia elétrica ou que a percam, momentaneamente, por causas naturais ou atípicas. “O aparelho também armazena calor, que pode ser originado por um fogão a lenha, por exemplo. Além disso, o projeto é sustentável porque não emite gases nocivos ao meio ambiente, como o metano”, acrescentou a estudante.
A prefeita parabenizou as alunas pela concepção da proposta e pelo interesse em buscar soluções inovadoras voltadas para o bem da população.
As meninas, que compartilham a execução do projeto com outras duas colegas, também estão ouvindo a opinião de engenheiros sobre a iniciativa, a fim de embasarem o trabalho teórico da escola. A máquina permitirá que uma lâmpada de LED seja acoplada e que necessidades pontuais, como aquecer água ou carregar a bateria do celular, sejam possíveis, através da geração de calor.