Alunos da Escola Fernando Osório valorizam a cultura africana
O ensino da história e cultura afro-brasileira, está definido em lei federal há quinze anos. Porém, o repertório da cultura negra ainda não está devidamente valorizado em sala de aula. Mas há exceções, e algumas boas iniciativas têm surgido. Na Escola Municipal Fernando Osório, situada na zona norte, a disciplina de língua portuguesa, ministrada pela professora Giovana Janhke, e sob a coordenação da professora Gabriela Gonçalo, é exemplo de como podem ser feitas atividades sobre a temática.
CONTO – Turma do 9º ano, informa a professora Giovana, reescreveu o conto “A menina que não falava”. A abordagem adaptou à realidade dos trabalhadores escravizados em Pelotas.
VÍDEO – Alunos que já haviam participado de oficina de produção de vídeo, proporcionada pela UFPel e IFSul, optaram por criar roteiros para curtas. O sétimo ano criou vídeo, que narra sobre a importância das plantas e a sabedoria popular, representadas pelo orixá Ossanha.
DANÇA – O 9º A apresentou coreografia para a música “Inclassificáveis”, composição de Arnaldo Antunes.
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