Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Alunos da UFPel denunciam: colegas desmaiam em sala de aula

11 fevereiro
15:55 2014
Vereadores ouvem relatos e decidem conversar com reitora em exercício

Vereadores ouvem relatos e decidem conversar com reitora em exercício

Os vereadores Tenente Bruno e Ricardo Santos, presidentes das Comissões de Direitos Humanos e Educação, se reúnem esta tarde com a reitora em exercício, Denise Gigante, para tentar uma solução à crise entre alunos e reitoria da Universidade Federal de Pelotas.

Alunos da instituição foram recebidos, esta manhã (11/02), pelos vereadores, que interromperam a sessão plenária, para ouvir as denúncias de falta de água, de energia elétrica, de salas que não têm janelas, nem ventiladores ou ar condicionado e cujos ônibus superlotados trafegam a 100 quilômetros/hora até o Campus Capão do Leão. “Colegas nossas já desmaiaram enquanto faziam prova”, contou um dos jovens. Os alunos enfatizaram a ausência de diálogo da reitoria, que, segundo afirmam, “ainda não respondeu concretamente aos nossos pedidos”.

Acompanhados pelo vereador Vitor Paladini, os estudantes afirmaram que, além do Diretório Central, mais de 20 diretórios acadêmicos apoiam o movimento. Eles pediram ajuda aos parlamentares para mediar o conflito. “Queremos mostrar à sociedade que a UFPel é um dos maiores patrimônios de Pelotas, histórico, cultural e educacional, além de tudo que estamos enfrentando”.
O presidente da Câmara, vereador Ademar Ornel disse que o DCE é “um dos pilares da Universidade”. Segundo Ornel, mesmo sendo uma instituição federal, as comissões da Câmara têm o dever de agir, pois a crise envolve estudantes dentro do município.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções