Alunos do Pelotense recebem secretário de educação na “Ocupação”
Ao fim da manhã de terça, secretário municipal de educação José Francisco Conceição, esteve no Colégio Municipal Pelotense. Ele já havia enviado comunicado à direção, expressando que houvesse cuidado com a marquise à entrada do prédio. A orientação é para que os alunos evitem o trânsito sobre a marquise, para evitar algum acidente. O diretor Arthur Katrein, que tem permanecido à frente do Colégio, recepcionou o secretário e dialogou sobre a “ocupação”. Katrein manifestou que o uso da marquise foi eventual, momentâneo e não há laudo que indique risco. Porém, afirmou que os alunos serão orientados a ter cuidado no local. Além disso, diante dos questionamentos do secretário, ressaltou que a “Ocupação” foi decisão dos estudantes, que têm autonomia nas decisões. Também observou que estão no local, com a autorização dos pais e responsáveis. E destacou que o grupo tem mantido rotina tranquila, ordeira e de zelo com as dependências.
ENCONTRO – O secretário Conceição solicitou encontro com o grupo. Houve o contato e ele foi recebido no interior do Colégio. Ao sair, porém, não comentou sobre o teor do diálogo.
APOIO – Grupo de alunos de escolas estaduais como Assis Brasil e Sylvia Mello, foram até o Pelotense no começo da tarde de terça. Eles exibiram cartazes, cantaram e expressaram apoio à “Ocupação” que iniciou sábado à tarde. Os estudantes da rede estadual, haviam participado do ato em frente à 5ª CRE, em solidariedade aos funcionários e professores cujo pagamento dos salários tem sido parcelado pelo governo gaúcho. Após o encerramento do protesto no centro da cidade, os manifestantes deslocaram-se pela avenida Bento Gonçalves. O início da chuva, no entanto, dispersou boa parte da manifestação. Mas algumas dezenas de jovens, continuaram o percurso e foram até o “Gato Pelado”.
DIREÇÃO – Em rede social a direção do Pelotense expressa: “Desde o momento da ocupação, a equipe diretiva tem estabelecido com o movimento um espaço de diálogo permanente na busca de garantir a segurança pessoal de todos envolvidos, a proteção do patrimônio público e o retorno às atividades escolares. O movimento de ocupação demonstra ter um caráter totalmente pacífico, ordeiro e preocupado com a manutenção e conservação do patrimônio da escola. Equipe Diretiva reconhece a legitimidade do movimento e reafirma sua postura de manutenção de diálogo com o movimento de ocupação, visando garantir o retorno às atividades escolares o mais breve possível”.
(C0G0Y)