Diário da Manhã

segunda, 20 de maio de 2024

Notícias

AMASETE : Comemoração dos 10 anos com premiação na Bibliotheca

AMASETE  : Comemoração dos 10 anos  com premiação na Bibliotheca
16 agosto
09:24 2022

Nesta terça às 19h30min, entrega dos prêmios AMASETE e Pilares da Cultura

Por Carlos Cogoy

Secretário Pedrozo

Oito homenagens na programação comemorativa aos dez anos da Associação dos Amigos do Theatro Sete de Abril (AMASETE). Criada a 12 de agosto de 2012, a AMASETE chega aos dez anos, com evento que realiza homenagens. A partir das 19h30min desta terça, na Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), acontece a entrega dos prêmios AMASETE, e Pilares da Cultura.

PRÊMIO – Annie Rodriguez Fernandes, que integra a diretoria da AMASETE, informa os agraciados com o Prêmio AMASETE: secretária de cultura do Estado, Beatriz Araújo; homenagem póstuma a Berê Berê Fuhro Souto, que será representada por familiares; empresa Biapo, que criou o projeto Canteiro Aberto Theatro Sete de Abril; Sérgio Cruz Lima (Bibliotheca

Cláudio Nolasco

Pública Pelotense); Cláudio Nolasco – mais antigo funcionário do Theatro Sete de Abril; jornalista Klécio Santos, autor do livro – pesquisa de Adão Monquelat – sobre o Theatro; secretário Paulo Pedrozo (SECULT). Organizadores acrescentam: “O prêmio AMASETE, visa reconhecer pessoas e instituições que contribuíram, e contribuem para a valorização do Theatro Sete de Abril, e representam importante apoio às ações da associação”.

GRIÔ Dilermando (ODARA)

PILARES será o prêmio ao Odara – Centro de Ação Social, Cultural e Educacional. Conforme divulgação, a premiação homenageia a “sua inestimável contribuição à prática do (re) conhecimento, valorização e protagonismo do povo preto, atuando firmemente em prol de uma educação antirracista, da valorização da diversidade, da busca por oportunidade para todes através de políticas públicas que reconhecem e valorizam a existência e o fazer do povo preto e, destaca também a ligação artística com o palco do Theatro Sete de Abril desde 2003”. Sobre o Pilares da Cultura: “A premiação é um marco da entidade e será entregue anualmente. Tem como objetivo destacar pessoas ou instituições que são fundamentais no meio cultural, pela sua atuação cultural, artística e por sua contribuição estrutural na nossa sociedade”.

Berê Fuhro Souto (in memorian)

ATRAÇÕES – Na programação, apresentação do Grupo de Dança Pampeanos do Espaço Arteria. Serão interpretadas duas das coreografias, que integram o espetáculo “Onde as fronteiras são apagadas e a cultura nos hermana”, cuja direção geral é de Cíntia Mendes. Já a direção artística reúne: Carol Portela; Diego Gouvêa; Mauricio Pereira; Renan Brião. No evento, também acontece apresentação musical, com a compositora e intérprete Xana Gallo, que será acompanhada pelo instrumentista Possidônio Tavares. A programação conta com patrocínio de Viguine Multimarcas e apoio da Cia. Dos Técnicos, BPP e senhora Denise Hallal.

AMASETE surgiu como consequência de debates e diferentes abordagens. De acordo com a divulgação, sem fins lucrativos, a entidade está equidistante de partidos políticos e poder público. Como associação civil de promoção cultural, artística e educacional, tem como propósito o apoio a atividades relacionadas ao Theatro Sete de Abril. Como integrantes, artistas, ativistas culturais, gestores de patrimônio cultural, e representantes da sociedade civil organizada.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções