Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

Andrea confirma volta à presidência do Conselho Deliberativo do Brasil

13 setembro
08:50 2016

Com a finalidade de manter unida as “forças do Brasil”, usando sua experiência de 50 anos dedicados ao clube, Cláudio de Andrea confirma sua disposição de assumir a presidência do Conselho Deliberativo. A assembleia geral de associados para eleger os conselheiros do clube será realizada na quinta-feira. Em seguida, haverá a eleição e a posse da mesa diretora do órgão, que terá Andrea na presidência; Euzaide Lahn, o Peto, na vice-presidência; Maria Amélia Dias da Costa, primeira secretária e Rogério Moreira, segundo secretário.

O convite para que Cláudio de Andrea voltasse à presidência do Conselho Deliberativo é uma homenagem ao dirigente, cuja história de vida se mistura com a do clube. “Dos meus 77 anos, pelo menos em 50 eu estou no Brasil. Comecei a trabalhar no clube, com 19 anos, no departamento de comunicação. Eu apresentava a Hora Xavante na Rádio Pelotense, que, na época, ficava na Felix da Cunha”, afirma.

Cláudio de Andrea tem 50 anos de dedicação ao Brasil: conhece e valoriza a história do clube Foto: Arquivo/DM

Cláudio de Andrea tem 50 anos de dedicação ao Brasil: conhece e valoriza a história do clube
Foto: Arquivo/DM

Sua trajetória foi “degrau por degrau” até chegar à presidência do Brasil em 1977. Em sua história tem a liderança da comissão, que ampliou a capacidade do Bento Freitas, em 78, para viabilizar a participação do clube no Campeonato Brasileiro, depois de ter conquistado a vaga no épico Torneio Seletivo com o Pelotas. Cláudio de Andrea já presidiu o Conselho Deliberativo por diversas vezes. Tantas que ele já perdeu a conta.

Retorna ao cargo num momento especial da história do Brasil. Com participação destacada na Série B nacional, o time xavante gera a esperança (viável) de acesso à primeira divisão do Brasileiro. “É um momento muito especial do clube, não só pelos resultados do futebol, mas também porque o clube está se estruturando, graças aquele terreno. As 37 pessoas, que adquiram o terreno, impedindo que fosse a leilão, permitiram que houvesse agora a negociação com a (Construtora) Porto 5. Antes teve quem comprou o terreno. São essas partes da história que precisam ser valorizadas”, afirma.

FISCAL– Na reunião de quinta-feira haverá também a eleição do Conselho Fiscal. A presidência irá ficar com Claér Borda. “A mesa (dos conselhos) é um museu vivo”, brinca Cláudio de Andrea, que irá substituir Adriano de León Soares, que presidiu o Conselho Deliberativo nos últimos quatro anos.

Comentários ()

Seções