Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

ANIVERSÁRIO : Pelotas comemora 209 anos em ritmo de samba

07 julho
08:43 2021

Nesta quarta às 21h, Josi Maciel apresenta “Samba do Aniversário de Pelotas”

Por Carlos Cogoy

JOSI Maciel realizou campanha solidária para auxiliar músicos

Noite para acessar o Youtube, e acompanhar uma programação especial. No aniversário de Pelotas, que está completando 209 anos, apresentação da intérprete Josi Maciel e banda Uma Tonelada. Conforme divulgam, trata-se do show online “Samba do Aniversário de Pelotas”. Josi convida a comunidade para prestigiar e menciona: “Em tempos tão sombrios devido à pandemia da Covid-19, nosso repertório é alegre, contagiante, e oferece uma mensagem de que dias melhores virão”. As imagens ficam a cargo do José Vagner Paz, já a sonorização e iluminação são da LL Som e Luz. Edição e masterização da Âmago Cine Digital. Transmissão via Youtube, no canal Josi Maciel.

SAMBA – No repertório, informa Josi, sambas que marcaram diferentes épocas. Assim, o grupo interpretará músicas de Clara Nunes, Alcione, Martinho da Vila, Araketu, Benito di Paula, Maria Rita, Negritude Júnior, Jorge Aragão, Beth Carvalho. A cantora pelotense ressalta: “O repertório é composto por clássicos, mesclando sambas mais tradicionais e também atuais, de Cartola à Tiê”. Ela acrescenta: “Com o especial, a proposta é levar um momento de alegria para o público”.

Compositor Jota Jr

UMA TONELADA é trio que reúne os talentos de Claudinei “Cupim” Fonseca da Silva na bateria, violonista Jota Jr, e Jeferson Gouveia Porto no sete cordas. Cupim, conforme divulgação da banda, destaca-se pela diversidade rítmica. O instrumentista recentemente foi agraciado com o prêmio Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro. Já o violonista Jota Jr, além de músico com trajetória na noite pelotense, também é compositor de samba-enredo premiado. Completando o grupo, violonista Jeferson Porto, que se dedica ao samba raiz, e participa da cena do chorinho na cidade, bem como do Carnaval pelotense.

Baterista “Cupim”

SOLIDARIEDADE – Josi Maciel além de interpretar e compor, também esteve à frente de ação solidária. Na pandemia, como delegada da Regional Sul da Associação dos Músicos do RS (Assmurs) – entidade criada há seis anos na capital gaúcha – ela coordenou a arrecadação de alimentos e material de higiene e limpeza. O montante reunido foi distribuído a quase centena de profissionais da música.

TRAJETÓRIA – A vocalista Josiane Maciel iniciou, na infância, aprendizado na Escola de Música Beatriz Rosselli. Além do violão, também as aulas de canto. Nos anos noventa, foi aluna de canto da professora Eleonora Oxley no Conservatório de Música da UFPel, onde participou do curso de extensão. Posteriormente, estudos com o maestro Sergio Sisto na Sociedade Pelotense Música pela Música, quando participou de apresentações com a OSPA. Também integrou os corais da UCPel e Sociedade Espírita Dona Conceição.

Baterista “Cupim”

Em 2000, com a banda Atitude Positiva, foi a melhor intérprete no festival Música de Bar, promovido pela DJ Helô. Após período afastada da música, retornou a cantar há quase cinco anos. Em 2017, integrou o grupo Matriz do Samba. No ano seguinte, a 8 de março, recomeçou a cantar solo e não parou mais, participando de vários eventos. Durante a pandemia, tem divulgado sua arte através de lives.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções