Ano letivo na UFPel começa nesta Segunda
Salas de aula cheias, corredores movimentados e cabeças com muitas ideias. Começa nesta segunda-feira (2) o ano letivo na UFPel. São 14 mil estudantes que frequentam cerca de cem cursos de graduação, espalhados em unidades localizadas por toda a cidade e no Capão do Leão. Destes, mais de 3,4 mil sentarão nos bancos universitários pela primeira vez. Três mil ingressaram pelo Enem/Sisu e mais de 400 pelo Pave (Programa de Avaliação da Vida Escolar).
Os novos estudantes serão recepcionados pela Administração Central no dia 13, sexta-feira, quando será realizada a Calourada, no Campus Porto (Anglo), a partir das 16h. Haverá shows da banda Nenhum de Nós e de bandas locais, mateada e outras atividades.
As recepções por cursos serão feitas em cada unidade acadêmica, nos dias definidos pelas coordenações e colegiados e devem ocorrer nos primeiros dias de aula.
Calendário
O Calendário Acadêmico determina que o último dia letivo do semestre será 6 de julho, ocorrendo o período de exames de 7 a 13 de julho. O segundo semestre começa em 10 de agosto. Confira todo o calendário no arquivo Calendario-Academico-2015_v03-12NOV2014-Final(2) .
Preparação
Uma série de obras estão preparando a Universidade para o começo das atividades acadêmicas. Comissão coordenada pelas pró-reitorias Administrativa e de Infraestutrura atua em várias frentes, nos campi Capão do Leão e Porto e nas unidades acadêmicas. São feitas obras de manutenção, limpeza, pinturas, iluminação e de revisão das redes hidráulica e elétrica. Além disso, são realizadas reformas em salas de aula e laboratórios, tudo para oferecer as melhores condições de estudo e trabalho à comunidade universitária.
Trotes
A Reitoria enviou memorando às direções de unidades acadêmicas vetando completamente qualquer ação que possa ser caracterizada como trote que cause constrangimento, humilhação ou agressão física, moral ou psicológica aos ingressantes nos cursos de graduação, os chamados bixos. No documento, a Administração Superior orienta que a recepção aos calouros deve ser realizada com atividades educativas, solidárias, tolerantes e festivas.
No memorando, a Reitoria lembra que está em vigor Lei Municipal que proíbe o trote na cidade. Na lei consta a proibição de ofensas e constrangimentos às integridades físicas, moral, psicológica e a exposição que leve ao ridículo. A legislação segue a Constituição Federal, que determina que o Estado seja responsável pelas integridades físicas, moral, psicológica e pelo direito de ir e vir do cidadão. Confira o memorando enviado no arquivo Memorando Circular GR UFPel 04-2015 .
Ao mesmo tempo, a Universidade realiza campanha na comunidade incentivando o trote solidário e positivo e vetando as agressões e humilhações.
Ônibus
Confira no link http://wp.ufpel.edu.br/prainfra/nutrans/transporte-de-apoio/ todas as informações (horários e trajetos) do Transporte de Apoio, que liga o Campus Porto a outras unidades da UFPel.
Constituinte
2015 será o ano da Constituinte Universitária, quando seus 66 membros eleitos pela comunidade farão a redação de documentos fundamentais para a Instituição, como o Regimento Geral, o Estatuto e o Projeto Pedagógico Institucional.
A realização da Constituinte Universitária é ponto programático da Gestão da UFPel, sendo uma das principais propostas de campanha, quando da realização das eleições para a Reitoria, em 2012. O Estatuto da Universidade carece de atualização de seu texto. O documento data da criação da Instituição, em 1969, por isso necessita de uma nova redação e de atualizações que o sintonizem com as necessidades e demandas do Século 21. Acompanhe o processo Constituinte no endereço http://wp.ufpel.edu.br/constituinte/.
UFPel está entre as 20 melhores do Brasil
A Universidade Federal de Pelotas alcançou a 20ª posição entre as melhores instituições de ensino superior brasileiras no Ranking Universitário de Desempenho Acadêmico (University Ranking of Academic Performance – URAP), aferido pela Universidade Técnica do Oriente Médio (ODTÜ), da Turquia. Entre as universidades sul-americanas, a UFPel alcançou o 29º lugar.
O sistema de classificação do URAP é focado na qualidade acadêmica. O escore aferido é baseado no desempenho da instituição em diversos indicadores, como os artigos publicados e o seu impacto, a produtividade total e a colaboração internacional nos projetos. A ODTÜdiz conseguir catalogar os dados de 10% das instituições de ensino superior do mundo, o que faria dela uma das mais abrangentes pesquisas na área. As informações são obtidas apenas de fontes abertas, mas de confiança, segundo os organizadores.