Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

ANO LETIVO : Vereador debate educação municipal com secretário

06 fevereiro
08:57 2014
PROF. Garcias recebeu Vitor Paladini

PROF. Garcias recebeu Vitor Paladini

A tarde de terça-feira foi marcada por intensa discussão sobre os rumos da educação no município de Pelotas. Durante cerca de uma hora, na Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), o titular da pasta, Gilberto Garcias, e o Vereador Vitor Paladini trataram de temas como as escolas de educação infantil, os educandários na zona rural, novas contratações de professores, projetos de inclusão e as merendas. A SMED é responsável por um orçamento de 200 milhões de reais em 2014.

ESCOLAS INFANTIS

O secretário de educação do município afirmou que atualmente a rede de ensino infantil trabalha com um déficit de 1100 vagas para as crianças pelotenses. Mas Garcias afirma que já há providências para a carência. Nos próximos dias estarão começando as obras para a construção de 14 novas escolas infantis em Pelotas. A previsão é de que em, no máximo, seis meses, todas estejam em funcionamento, gerando mais de 1300 novas vagas nas creches pelotenses.

ESCOLA NA ZONA RURAL

Uma das principais preocupações do vereador Vitor Paladini é com os jovens da zona rural pelotense. Para ele, o aumento da urbanização do município se dá pelo alto índice de êxodo rural, cujo principal fator está a busca por empregos e educação na cidade. Por isso, o parlamentar socialista já propôs a realização de audiências públicas nas colônias do município para, diretamente com os principais interessados, discutir a situação daquelas localidades. Já o secretário comemora um avanço: em 2014 a primeira escola infantil na zona rural de Pelotas será inaugurada.

PROFESSORES

A cada novo ano letivo, a mesma preocupação chega: a falta de professores nas escolas. Garcias afirma que nos próximos dias será aberto edital para a contratação de professores emergenciais e que, em poucos meses, um concurso público será aberto com o objetivo de preencher as lacunas de profissionais na rede de educação de Pelotas.

NOVAS SALAS DE AULA

Ao ser questionado pelo vereador Vitor Paladini, se a rede de ensino no município apresentava deficiência no número de vagas, Garcias comemorou o fato de que, em 2014, todos os jovens que necessitam estar nas series iniciais estarão matriculados nas escolas de Pelotas. O grande problema da secretaria é quanto as series finais do ensino fundamental. Pela recente troca de currículo – de séries passou para anos – há necessidade de novas salas de aula, o que o secretário afirma já ter solucionada. Containers – equipados com ar-condicionado – supriram a necessidade das escolas, enquanto as novas e fixas salas de aula são construídas.

MERENDAS

Ainda com a preocupação quanto a situação da zona rural, Vitor Paladini questionou o secretário de educação de Pelotas sobre a utilização de produtos oriundos das colônias do município nas merendas das escolas pelotenses. Garcias afirmou que, no mínimo, 30% das merendas serão oriundas da região. Paladini afirmou que irá propor políticas públicas que aumentem esse percentual, fomentando a agricultura familiar e promovendo a concentração da renda da região.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções