Antes do Real, tem o Pachuca
Menos de duas semanas depois de comemorar o título de tricampeão da Taça Libertadores, o Grêmio entra em campo nesta terça-feira, às 15h (horário de Brasília) para tentar ganhar o planeta. O primeiro passo para conquistar o Mundial de Clubes pela segunda vez é diante do Pachuca, do México, que é o campeão da Liga dos Campeões da Concacaf. Quem vencer esse duelo irá para a decisão do título, sábado, diante de Real Madrid ou Al Jazira, que se enfrentam nesta quarta-feira.
Como campeão da América do Sul, o Grêmio entra diretamente nas semifinais. Portanto, é a estreia do time tricolor, que se encontra nos Emirados Árabes desde quinta-feira. O Pachuca ingressou nas quartas de final da competição, com uma sofrida vitória por 1 a 0 diante do Wydad Casablanca, do Marrocos. O gol da classificação só foi assegurado no segundo tempo da prorrogação – marcado por Victor Guzmán.
O desfalque na equipe do Grêmio é o volante Arthur, que, com lesão no tornozelo esquerdo, ficou fora do Mundial. A vaga deve ser ocupada por Michel, que foi titular em quase toda a temporada. Maicon – capitão da equipe em 2016 – pode entrar no time por causa de sua experiência e liderança, embora esteja retornando de lesão.
O técnico Renato Gaúcho já entrou para a história do futebol brasileiro por ser o primeiro do país a ser campeão da Libertadores como jogador e treinador. Agora pode repetir a façanha no Mundial. Em 1983, ele foi o principal responsável pela conquista tricolor – inclusive, marcando os dois gols da vitória de 2 a 1 diante do Hamburgo. Na oportunidade, a partida (o Mundial era jogo único) foi realizado em Tóquio no Japão.
GRÊMIO
Marcelo Grohe
Edilson
Geromel
Kannemann
Bruno Cortez
Jaílson
Michel (Maicon)
Ramiro
Luan
Fernandinho
Lucas Barrios
Técnico: Renato Gaúcho
PACHUCA
Óscar Perez
Martínez
Herrera
Murillo
García
Hernández
Aguirre
Guzmán
Honda
Urretaviscaya
Sagal
Técnico: Diego Alonso
Local: Estádio Hazza Bin Zayed, em Al Ain (Emirados Árabes)
Data: 12/12/2017 (terça-feira)
Horário: 15h (horário de Brasília)
Árbitro: Felix Brych (Alemanha)
Assistentes: Max Borsch e Stefan Lupp – ambos alemães