Diário da Manhã

terça, 16 de abril de 2024

Notícias

Apesar da proibição de permanência em áreas públicas, aglomerações foram constadas em vários locais da cidade

Apesar da proibição de permanência em áreas públicas, aglomerações foram constadas em vários locais da cidade
01 dezembro
08:36 2020

Dois dias após a edição do Decreto 6.343/2020, que proíbe a permanência em locais públicos em Pelotas, como forma de enfrentamento à pandemia do coronavírus, as forças de segurança flagraram descumprimento da regra em vários pontos de lazer da cidade, durante o último sábado (28) e o domingo (29). A Secretaria Municipal de Segurança Pública (SSP) realizou operações para dispersar aglomerações e alertou que, no próximo fim de semana, fechará algumas áreas do Município.

Segundo o secretário de Segurança, Samuel Ongaratto, a Guarda Municipal, com auxílio da Brigada Militar, intensificou a orientação sobre a permanência em locais públicos, principalmente no Laranjal e no Recanto de Portugal – áreas onde houve a maior concentração de pessoas no fim de semana.

“No Laranjal, abordamos cerca de mil pessoas, explicamos sobre a nova determinação, que não os permite permanecer em áreas públicas, como forma de se prevenirem contra o coronavírus, e solicitamos que deixassem o local”, esclarece.

Na noite de domingo, na avenida Duque de Caxias, bairro Fragata, também foi necessária a intervenção das forças de segurança para evitar a permanência da população no local.

Ação rigorosa

A SPP planeja agir com maior rigor no próximo fim de semana, quando deverá instalar barreiras para impedir o acesso à praia do Laranjal. Ongaratto informa que as praças serão isoladas e em bancos públicos, de diferentes pontos da cidade, serão colocadas indicações proibindo a utilização.

“Como o Decreto era recente, resolvemos apenas orientar, em um primeiro momento, mas, agora, vamos agir com mais rigor para fazer valer a lei e evitar que casos de coronavírus aumentem ainda mais”, frisa o secretário.

 

Máscara é Vida

A operação Máscara é Vida entra, nesta terça-feira (1°), na segunda semana de distribuição, orientação e fiscalização para o uso do protetor facial. Atuando em locais, a partir de registros da Vigilância Epidemiológica e por levantamento feito pelo Observatório de Segurança Pública, com maior incidência de casos positivos para coronavírus, as equipes da Guarda Municipal já entregaram cerca de 550 máscaras. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Igor Bretanha, tem havido colaboração da maioria das pessoas abordadas pela operação até agora.

“Estamos tendo boa receptividade da população. Todos estão acatando e respeitando a iniciativa. Até o momento, tivemos apenas duas pessoas que se recusaram a atender à Lei 6.819. que determina o uso da proteção facial como forma de prevenção ao coronavírus. Elas foram autuadas conforme a legislação”, relata Bretanha.

Na semana passada, as equipes estiveram em áreas dos bairros Fragata e Três Vendas, entre elas: Dunas, Santa Terezinha, Silveira, Cohab Guabiroba, Fraget e avenida Duque de Caxias. A partir desta terça-feira, o cronograma de ação da Máscara é Vida é o seguinte:

  • terça-feira (1º/12), das 16h às 19h, Centro – comércio da cidade;
  • quarta-feira (2), das 16h às 19h, Centro – Mercado Público;
  • quinta-feira (3), das 16h às 19h, Centro – Cohabpel;
  • sexta-feira (4), das 16h às 19h, Centro – proximidades estádio Bento Freitas; e,
  • sábado (5), das 9h30min às 11h30min, Centro – comércio da cidade.

Fiscalizações

Além de realizar a ação Máscara é Vida, a Guarda Municipal, juntamente com fiscais da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), retoma, nesta segunda-feira (30), as fiscalizações a estabelecimentos comerciais da cidade.

“Na semana passada, interditamos 14 locais e voltaremos nos mesmos para conferir se as mudanças necessárias foram feitas. Se reincidirem, serão lacrados por 14 dias”, explica o secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Jacques Reydams, alertando que outros comércios – além dos já autuados – serão visitados pela fiscalização.

Entre as irregularidades flagradas, estão o descumprimento do uso da máscara e o não distanciamento entre mesas em restaurantes.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções