APITO : Jean Pierre promovido
Pelotense passa integrar quadro de aspirantes FIFA na arbitragem nacional
Jean Pierre Gonçalves Lima, 34 anos, é um dos novos integrantes do quadro de aspirantes FIFA. A confirmação de seu nome na seleta lista ocorreu nesta quarta-feira. “Foi com muita alegria que recebi esta notícia. É consequência de muito trabalho e muita perseverança”, comentou. O outro gaúcho que alcança essa ascensão é Anderson Daronco.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) conta com nove árbitros no quadro de aspirantes FIFA. Outros dez fazem parte do quadro FIFA, o mais elevado da arbitragem brasileira. Como Wilson Luiz Seneme se aposentou (ele era um dos 10 da FIFA), haverá a promoção de um dos aspirantes em 2015. Jean Pierre está de olho nessa vaga.
“Tenho mais dois anos para conseguir chegar ao quadro FIFA, porque o limite de idade é de 37 anos”, afirmou. Segundo ele, a promoção é a conjunção de uma série de fatores: desempenho técnico e físico; e até mesmo aprimoramento da linguagem para comunicação nos jogos internacionais. Ou seja, falar fluentemente o inglês. E o que é principal: que abra uma vaga no quadro.
Ser aspirante FIFA traz mudanças na escala para competições nacionais. Significa estar o segundo padrão da arbitragem nacional – atrás apenas da elite dos que compõe o quadro da FIFA. Representa também uma elevação na taxa recebida para apitar jogos.
Jean Pierre Lima fez o curso de arbitragem em 1999. No ano seguinte começou a trabalhar – inicialmente apitando jogos de categorias de base e futebol amador, inclusive, o colonial. E com o tempo se firmou como um dos principais árbitros gaúchos e não mais chama atenção apenas pela sua semelhança com o ator norte-americano Vin Diesel.