Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Aprovado pedido de informações na Câmara sobre o “Minha Casa, Minha Vida”

Aprovado pedido de informações na Câmara sobre o “Minha Casa, Minha Vida”
01 abril
09:07 2014

O Legislativo aprovou,  quarta-feira, por unanimidade, o pedido de informações em regime de urgência, do vereador Ricardo Santos (PDT), sobre a situação de inúmeras pessoas inscritas no programa Minha Casa, Minha Vida, cujos nomes, situação cadastral, número do NIS e outras informações estão anexas ao documento.

“Esta é a terceira vez que apresento a solicitação porque faltaram dados nas vezes anteriores”, explicou Ricardo Santos, “e precisamos conhecer a real situação das pessoas cadastradas, que se encontram vulneráveis à espera de serem chamadas no programa”.

Segundo o pedetista, a Secretaria de Justiça Social e Segurança, da qual o Departamento de Habitação faz parte, “está perdida. Eu já encontrei o problema no cadastro do Minha Casa, Minha Vida, e com este pedido de informações vou ter certeza do que estamos levantando”.

Vereador Ricardo Santos

Vereador Ricardo Santos

O parlamentar recebeu o apoio de vários colegas que citaram as visitas que recebem, diariamente, de pelotenses cadastrados no programa há cinco, seis anos, e que nunca foram chamados. O vereador Tenente Bruno (PT), contou o caso de uma senhora que recebeu o aviso de que as chaves do apartamento seriam entregues e foi até a frente do bloco residencial onde iria residir. Lá, foi informada de que deveria voltar no dia seguinte para realizar a mudança de endereço. Quando voltou, as chaves já não estavam mais, o apartamento já não era mais dela e nunca mais foi chamada.

“Já encaminhei três ofícios ao Departamento de Habitação e até hoje não recebi resposta”, disse o Tenente Bruno.

Também se manifestou, indignado com a situação, o vereador Beto Z3 (PT), que afirmou ser um “verdadeiro jogo de empurra o que está sendo feito com as pessoas. Têm condomínios vazios que podiam estar sendo ocupados por  quem está na fila de espera, e a atual administração precisa ser responsabilizada”.

Antonio Peres (PSB) contou que foi procurado por uma pessoa que lhe garantiu ter sido inscrita para receber um imóvel no residencial Araganos. “Mas tive que dizer a ela que a Prefeitura não pode inscrever para um empreendimento, apenas fazer o cadastro”.

GRAVIDADE – Ao pedir a palavra, o vereador Ivan Duarte (PT) disse que a atitude que os funcionários do Departamento de Habitação vêm tomando é muito grave. “Eles dizem que as pessoas estão mentindo para os vereadores. A perda dos cadastros tem que ser apurada, porque o programa Minha Casa, Minha vida está sendo ‘queimado’ em Pelotas”, questionou Ivan Duarte.

De acordo com o petista, tudo que se ouve a respeito do programa federal é que: “passaram na minha frente; as casas estão sendo vendidas pelo jornal; tem traficante invadindo as casas; perderam os cadastros”.

“Daqui a pouco, o governo federal vai parar de mandar recursos para Pelotas investir nesse programa”, alertou o parlamentar.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções