Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

Área infantil do Pronto Socorro já está reformada

Área infantil do Pronto Socorro já está reformada
09 março
08:36 2018

A Secretaria de Saúde (SMS) entregou oficialmente à comunidade, ontem, a Ala Pediátrica do Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) totalmente requalificada. O principal ganho da primeira etapa da revitalização do complexo, que leva a assinatura do projeto Mão de Obra Prisional do SUS, é a transferência do setor infantil para a parte da frente do prédio.

Com a mudança, os pequenos deixam de circular entre os adultos internados, pois o acolhimento também foi individualizado. Evitar a exposição dos menores foi a prioridade da SMS, que elaborou um estudo de reorganização de espaços para adaptar as estruturas internas e criar unidades diferenciadas.

“As crianças entram, fazem a classificação de risco e não veem mais toda a movimentação do Pronto-Socorro”, afirmou a secretária de Saúde, Ana Costa.

A prefeita Paula Mascarenhas visitou o local e acompanhou o andamento da reforma em cada uma das instalações. Em sua avaliação, é um grande desafio realizar um obra que permite o funcionamento de um serviço com uma demanda acentuada enquanto promove a ampliação dos espaços para fornecer acomodações melhores para crianças e adultos. Somente em 2017, o PSP acolheu 102 mil pessoas.

“Conseguimos separar os espaços para as crianças e, ao mesmo tempo, liberar esses locais para os adultos”, comemorou Paula.

A realocação da Ala qualificou a estrutura oferecida, que passou a contar com uma sala de espera exclusiva para pacientes pediátricos e seus acompanhantes. Até o momento, a SMS investiu R$ 38,5 mil na área, que passou a ser composta por uma recepção, dois consultórios, quatro enfermarias e uma nova Central de Urgência e Emergência.O começo do trabalho e a redistribuição de setores se iniciou em novembro do ano passado. No mês seguinte, os apenados do Regime Semi-Aberto começaram a pintura de paredes, janelas e portas, que receberam cores mais alegres e trazem na decoração imagens dos personagens da Campanha Seja Doce com Pelotas.

A adequação envolveu a colocação de porcelanato para proteger o revestimento das paredes, a instalação de divisórias de gesso na Central de Urgência e Emergência e a construção de um banheiro novo para uso do público da divisão.

Os detentos do Regime Fechado também contribuíram com o restauro do mobiliário, como berços, macas e produtos hospitalares metálicos, de dentro do Presídio Regional de Pelotas.A mãe da pequena Kemily, a diarista Jociele Soares Maia, considerou um grande avanço poder ter uma infraestrutura que não colocasse a filha em contato direto com outros tipos de enfermidades.

“Antes as crianças passavam no meio dos outros” observou.

RECUPERAÇÃO do prédio foi feita com mão de obra prisional. Prefeita e secretária Ana Costa aprovaram a obra.

RECUPERAÇÃO do prédio foi feita com mão de obra prisional. Prefeita e secretária Ana Costa aprovaram a obra.

CONTINUIDADE DA REFORMA

A Ala Pediátrica é a primeira de quatro etapas na revitalização prevista para o PSP que continua a atender a comunidade paralelamente às intervenções. A equipe do MOP continua o trabalho na reestruturação das antigas instalações pediátricas que serão transformadas em salas de observação dos adultos.

O reaproveitamento permitirá remover os pacientes dos corredores e criar uma área onde os médicos consigam visualizar os homens e mulheres acolhidos. A reconfiguração do antigo salão da Pediatria facilitará a divisão dos leitos femininos e masculinos e o aprimoramento do posto de enfermagem. As intervenções devem englobar também melhorias na Emergência e Clínica Adulta e o restauro das cadeiras dos pacientes da sala de observação.

MOP

O projeto de Mão de Obra Prisional no SUS integra as oportunidades de ressocialização do programa Segunda Chance, do Pacto Pelotas pela Paz. Sua implantação, entretanto, antecede o conjunto de políticas públicas focado em reduzir a violência e contabiliza a reforma de 20 prédios da SMS nos últimos 30 meses.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções