Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

ARROIO DO PADRE : Sartori participa de encontro dos Produtores de Leite da Zona Sul

07 novembro
09:41 2016

O governador, José Ivo Sartori, participou na quinta-feira em Arroio do Padre, do 3º Encontro de Produtoras de Leite da Região de Pelotas, que contou com Dia de Campo.

Entre as autoridades estavam o secretário dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, o prefeito de Pelotas Eduardo Leite, o prefeito de Arroio do Padre Leonir Basch, o delegado no RS da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, Márcio Madalena, o secretário em exercício da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Iberê Orsi, o presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, e autoridades do Estado e região.

PROGRAMAÇÃO foi organizada pelo escritório Regional da Emater/Pelotas

PROGRAMAÇÃO foi organizada pelo escritório Regional da Emater/Pelotas

O evento, organizado pelo Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, é uma atividade que congrega as famílias participantes da Chamada Pública do Leite, que tem como objetivo intensificar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), qualificando as ações com os agricultores familiares que praticam a atividade leiteira. Os serviços de Aters foram contratados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

O 3º Encontro contou com a participação de mais de 400 mulheres da região, oportunidade em que foi destacada a participação das trabalhadoras rurais na atividade leiteira. O governador Sartori lembrou o início das atividades da Emater/RS-Ascar e ressaltou a participação ativa das mulheres na propriedade, tanto na gestão, quanto na adoção de novas tecnologias.

O presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, salientou que atualmente a Extensão Rural está possibilitando mais visibilidade às mulheres, não só na área do leite, mas em outras atividades da propriedade rural, principalmente aquelas de economia familiar. Um exemplo foi o depoimento do casal Erna e Gildo Thurow, de Arroio do Padre: “Na propriedade trabalha toda a família e a ordem é diversificar. Com o leite e a fruticultura tem trabalho e renda para todos”, ressaltou o agricultor Gildo.

O Encontro abordou ainda assuntos como Pastagens perenes e Irrigação de pastagens, Criação correta de terneira e Melhoramento genético, Diversificação na propriedade leiteira, troca de experiências e palestra motivacional com o psicólogo Vilnei Roberto Varzim, com o tema Saúde Integral: Corpo, Mente e Alma.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções