Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

ARTES VISUAIS : Cultura negra da região chega ao exterior

ARTES VISUAIS  : Cultura negra da região chega ao exterior
11 maio
08:41 2017

Por Carlos Cogoy

O artista visual negro José “Zé Darci” Gonçalves, morador em Arroio Grande, que também desenvolve projetos em Pelotas e Porto Alegre, terá algumas de suas criações divulgadas no exterior. Conforme menciona, trata-se de ilustrações e capas para dois livros. As obras ainda não têm agenda de lançamentos na Zona Sul, mas reproduções dos trabalhos podem ser adquiridas com o artista. Há dezessete anos, dedicando-se às artes visuais, Zé Darci já criou centena de trabalhos. Boa parte, impressa em formatos como A3, é comercializada pelo autor. O contato pode ser via Facebook”, e o preço é de R$30,00.

Zé Darci Livro01LONDRES – Em junho, mestre capoeirista Jarrão estará lançando a versão inglesa do seu livro “Ser capoeirista”. Radicado na Inglaterra, “Jarrão” autografará o volume “Being a capoeirista”. Originalmente a obra foi lançada em 2013. No volume, capa e catorze ilustrações de autoria do artista visual Zé Darci. Para a nova edição, conforme Zé Darci, a capa foi remodelada e houve o acréscimo de mapa com as regiões do Brasil. Na imagem, para ilustrar Pelotas e região, o artista acrescentou a figura de trabalhador negro escravizado. Ele aparece num curso d’água, puxando “pelota” de couro. A cena simboliza a história local, cuja opulência foi decorrente da exploração e sofrimento.

CANADÁ – Com frequente agenda na capital gaúcha, Zé Darci tem o trabalho artístico cada vez mais valorizado. Ele é um dos poucos artistas visuais negros, que se dedica a narrar aspectos da história rio-grandense. O viés é quase inédito, a interpretação negra do “gauchismo”. Há cinco anos, num evento na UFRGS em Porto Alegre, professora comprou “impresso”, pois identificou semelhança na arte de Zé Darci e a estética haitiana. Ela queria levar material e apresentar no Haiti. Posteriormente, em contato com colega da FURG, a docente canadense Sylvie Dion, surgiu o interesse em convidar o artista para criar capa de livro. E a pesquisadora Sylvie Dion, sugeriu que Zé Darci criasse a capa para o volume “A canoa voadora”, edição bilíngue, com lendas canadenses. O lançamento ocorreu neste ano em evento na Bahia.

EXTERIOR – Chile, Alemanha, República Tcheca, Itália, República Dominicana e Tunísia, há dez anos, receberam obras de Zé Darci, que particiopu de temporadas do Circuito Internacional de Arte.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções