ARTESANATO : Usuárias dos CRASs recebem capacitação
Uma parceria da Secretaria de Justiça Social e Segurança(SJSS) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS), deu início a uma capacitação de empreendedorismo voltada às usuárias que atuam com artesanato nos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) do Município.
A consultora externa da entidade, Rosani Schiller, trabalhou o tema “Entendendo o artesanato” com mulheres dos CRASs, a maioria oriundas do São Gonçalo e Fragata. “Queremos que elas tenham o entendimento do que representa o artesanato dentro das suas categorias”, destacou.
A secretária de Justiça Social e Segurança, Clesis Crochemore, disse estar feliz em ter o Sebrae como parceiro. “Seguramente no futuro vocês vão ter a noção da importância dessa capacitação.” A secretária destacou que a SJSS intermediou com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) e a Empresa do Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel) um espaço permanente, no terminal, para que em breve essas mulheres possam comercializar o artesanato produzido nos CRASs.
Almerinda Fagundes, moradora do Navegantes, disse que está participando pela quarta vez de um treinamento da Secretaria voltado às usuárias dos CRAS. “É uma beleza, uma terapia. Na última oficina de trabalhos manuais oferecida no CRAS São Gonçalo formamos um grupo de quase 20 pessoas que vão continuar em contato.”
A capacitação ainda tem outras etapas. As participantes receberão consultorias de Qualidade e Produtividade, de criação, desenvolvimento e produção, oficina de comercialização, e consultoria em comercialização.
Participou da palestra, a gerente de Proteção Básica (SJSS), Maria Izabel Arndt.