Árvores condenadas na avenida Duque são suprimidas
Quinze eucaliptos serão retirados como medida de prevenção. Local será contemplado por programa de plantio
Como medida de prevenção, começa nesta quinta-feira a supressão de 15 árvores na avenida Duque de Caxias. Os eucaliptos encontram-se com estado fitossanitário altamente comprometido, conforme laudos de avaliações profissionais realizados por técnicos da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA). O processo de corte deverá se estender pelos próximos dias. Em vista disso, as áreas serão devidamente isoladas, para que o trabalho não ofereça riscos à população.
“A primeira fase dessa jornada prevê a supressão desses eucaliptos de grande porte, localizados ao longo do canteiro central. Com a requalificação da área, é expressivo o número de frequentadores. Para que cesse a exposição de pedestres e veículos estacionados a qualquer risco, acolhemos parecer técnico que aponta a retirada das árvores comprometidas como medida adequada”, explica o titular da SQA, Eduardo Schaefer.
REPOSIÇÃO
A supressão dos 15 eucaliptos não apresentará prejuízos à arborização da avenida. Schaefer informa que o canteiro central será contemplado com novas espécies nativas, mais adequadas ao local. “A Duque será inserida no Via Verde – programa da SQA para plantio nas principais vias da cidade”, esclarece.
PARECER TÉCNICO
De acordo com o parecer técnico 16/2022, que corrobora o parecer do dia 10 de novembro de 2020, através do processo 200.025389/2020, emitido pela equipe técnica da SQA, foi realizada visita no local, para apontar exemplares com maiores sinais de danos visíveis, que apresentam riscos de poda natural de galhos ou tombamento por lesões ou outros fatores.