ASSALTOS : Facção criminosa é desarticulada
Lideranças de facção são presas
Uma operação da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) realizada ontem, resultou na prisão de oito pessoas suspeitas de integrarem uma facção criminosa envolvida na disputa pelo controle dos pontos de venda de drogas na cidade. Os presos são sete homens e uma mulher. A Operação foi denominada Urso Branco, símbolo de um dos produtos de uma das empresas assaltadas pela quadrilha este ano.
Os resultados da ação foram apresentados em coletiva à Imprensa na tarde de ontem, pelo delegado Rafael Lopes, titular da Defrec, e pelo delegado Regional, Márcio Steffens. As prisões ocorreram momentos antes da prática de um assalto, provavelmente a estabelecimento comercial ou residência. “Acredita-se que do local onde foi preso, na Avenida Imperador Dom Pedro I, o bando se dirigiria a outro ponto, onde provavelmente se armaria ainda mais”, comenta o delegado.
O grupo estava sendo investigado e monitorado há cerca de 60 dias e se suspeita que tenham participação em grande parte dos crimes de roubo e tráfico de drogas de maior vulto em Pelotas.
Entre os flagrados, de acordo com a autoridade policial, estão as principais lideranças da organização criminosa, que é bastante estruturada e que age especialmente no âmbito dos crimes contra o patrimônio e contra vida, além do tráfico de drogas.
Foram apreendidos dois revólveres calibre 38, três coletes balísticos telefones celulares, um veículo roubado, uma motocicleta, joias, munição e outros dois veículos que provavelmente sejam clonados.
Foi apurado que o núcleo da facção são os bairros Fragata e Balneário dos Prazeres, em Pelotas, e o Jardim América no Capão do Leão. A polícia não descarta ramificações em outras cidades da região. Fazem parte da quadrilha dois foragidos do Presídio Regional de Pelotas que não haviam retornado após uma saída temporária e um mototaxista que prestava serviços para o bando.