ASSALTOS NOS ÔNIBUS : Transporte terá botão de pânico
Os usuários do transporte coletivo de Pelotas passarão a contar com o Botão de Incidente Grave para denunciar crimes ocorridos nos ônibus.
O aditivo do contrato para execução do serviço foi assinado ontem, entre a prefeita Paula Mascarenhas, representantes do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) e a empresa Cittati.
Conhecido popularmente como botão do pânico, o dispositivo será disponível para a população nos celulares, através do aplicativo CittaMobi, além de estar instalado nos veículos para uso de motoristas e cobradores. O alarme terá destino à central da Guarda Municipal (GM), acusando a localização do chamado.
“Essa demanda foi construída coletivamente pela Câmara de Vereadores com acolhimento da Prefeitura e do Consórcio. Com isso, podemos oferecer mais segurança e estimular o maior uso dos coletivos”, disse a prefeita.
A diminuição dos roubos ao transporte coletivo, desde o início do Pacto Pelotas pela Paz, foi um ponto destacado por Paula. O trabalho integrado, resultado da campanha que prioriza a segurança pública, levou à diminuição de 20% dos incidentes apenas no primeiro quadrimestre de 2018.
Na terça (19), Guardas Municipais passaram por treinamento para conhecer a utilização do sistema, que será incluído na próxima atualização do CittaMobi e vem para somar-se aos esforços realizados na área.
O vice-prefeito Idemar Barz, o secretário de Transporte e Trânsito (STT), Flávio Al Alam, o Comandante da GM, Sandro Carvalho, o secretário executivo do Observatório de Segurança Pública, Marcelo Rossbach Aldado, o secretário executivo do CTCP, Enoc Guimarães, e o vereador Éder Blank (PDT), autor do projeto, acompanharam a assinatura.