Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA : Posto do CEJUSC na Católica completa um mês com sucesso

ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA : Posto do CEJUSC na Católica completa um mês com sucesso
04 maio
08:59 2015

O Posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) celebrou um mês de funcionamento. Neste período, foram agendadas 31 audiências buscando de forma amigável situações de desavença de diversas naturezas. A primeira delas será realizada hoje, dia 04, às 14h.

Na avaliação das professoras responsáveis pelo serviço, a coordenadora do curso de Direito, Ana Cláudia Lucas, e a coordenadora do Serviço de Assistência Judiciária (SAJ), Ana Luiza Berg Barcellos, os primeiros trinta dias de atuação do CEJUSC na UCPel superaram as expectativas. “Nessa recente atuação o serviço já tem sido procurado de forma expressiva”, pontuou Ana Luiza.

A maioria dos casos atendidos neste período diz respeito a Direito do Consumidor e de Família. Das audiências marcadas, 11 são de conciliação – quando há o papel do conciliador para propor alternativas de resolução – 16 de mediação – quando as próprias partes buscam dialogar e encontrar uma solução para o conflito – e quatro de justiça restaurativa – situação em que se busca, como o nome diz, restaurar o ambiente anterior ao episódio de desavença, para que o problema não volte a ocorrer.

EXPECTATIVAS superadas nos primeiros dias de atividades

EXPECTATIVAS superadas nos primeiros dias de atividades

Cerca de 150 alunos do curso de Direito da Católica que atuam no SAJ estão envolvidos com o serviço, já que, em sua atuação cotidiana, fazem o exercício de analisar cada caso e propor, aos possíveis, a solução de conflitos. Isso, segundo as professoras, oportuniza a formação de um profissional do Direito que tem o entendimento do diálogo e da conciliação como forma de resolver contendas.

Segundo Ana Cláudia, o curso dá início a uma série de programas para inserção de outros alunos, desde o primeiro semestre, no âmbito do CEJUSC em atividades diversificadas.

O Posto do CEJUSC fica localizado no prédio Santa Margarida, com entrada pela rua Dom Pedro II, e os atendimentos são realizados das 8h às 12h e das 14h às 18h. Contato com o serviço pode ser feito pelo telefone (53) 2128-8299.

SOLUÇÃO DE CONFLITOS

O Posto do CEJUSC na Católica é uma parceria entre a Universidade e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).

Por meio do posto, a comunidade de baixa renda tem acesso aos serviços de conciliação, mediação e justiça restaurativa para solucionar desavenças de natureza cível, familiar, de vizinhança, de consumo, dentre outras.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções