ASSOCIAÇÃO RURAL : Augusto Rassier assume a presidência
Com 123 anos de existência, a Associação Rural de Pelotas (ARP) mantém a aposta em novas lideranças para conduzir sua história. O produtor rural e administrador de empresas Augusto Rassier, 39 anos, é o novo presidente da entidade. Ele fica no cargo durante o biênio 2022-2023 em substituição a Rodrigo Gonzalez. A posse ocorreu no Salão Nobre da entidade, no parque Ildefonso Simões Lopes, na noite de segunda-feira.
Rassier assume a presidência com acúmulo de seis anos como diretor financeiro da ARP. Período e função que o lapidaram para o posto. “Nessa experiência descobri as potencialidades e demandas da Rural”, afirma. Dentre essas não apenas a representatividade junto ao setor primário, mas a estrutura que classifica como “impressionante” do parque Ildefonso Simões Lopes.
Com ele a entidade se estende para além do agronegócio, fortalecendo a cultura de Pelotas e Zona Sul como espaço para shows e eventos carnavalescos, formaturas de escolas, dentre outras atividades também de alcance social. Neste ano a ARP disponibilizou suas dependências como ponto de vacinação contra o novo coronavírus.
Na esteira do processo de renovação de lideranças do agronegócio regional, Augusto Rassier tem como compromisso manter o legado do antecessor na modernização do modelo de gestão da ARP, “sem perder sua identidade” nem a experiência de gestores que já contribuíram com a “Rural”. Em resumo: reforçar a representatividade junto aos produtores, o que passa pela parceria com o Sindicato Rural de Pelotas – “comungamos das mesmas ideias”, emenda o novo presidente, mantendo o equilíbrio fiscal e financeiro da entidade.
EXPOFEIRA
Sob a gestão de Augusto Rassier a ARP seguirá na contagem regressiva para a 100ª edição desta que é considerada a maior exposição agropecuária do Rio Grande do Sul depois da Expointer.
Com ele na presidência serão realizadas no ano que vem a 96ª Expofeira e, no seguinte, a 97ª. Rassier não esconde o desejo de retomá-la no formato inteiramente presencial – quebrado nas duas últimas edições em função da pandemia.
Em 2020 a Expofeira não deixou de ser realizada, mas somente no modelo digital. Em 2021, também por conta da crise sanitária, híbrida – digital e presencial. “Se tiver que ser assim [digital e presencial], permanece, mas meu desejo é poder voltar a receber um público expressivo no parque, o público urbano, um traço que sempre marcou a nossa Expofeira, espero poder manter essa tradição.”
Filho do ex-vice-reitor da UFPel, Daniel Souza Soares Rassier, Augusto representa a quarta geração da família no setor. É ele que está à frente da propriedade adquirida há mais de 100 anos pelo bisavô Volni Rassier no hoje limite de Pelotas com o município de Turuçu, onde planta soja, arroz e cria gado de corte.
DE SAÍDA
Quem passa o bastão para Augusto Rassier é Rodrigo Gonzalez, o presidente mais jovem dos 123 anos de história da Associação Rural de Pelotas. Aos 32 anos, os últimos dois à frente da entidade, Gonzalez assume a presidência do conselho consultivo, outra tradição da ARP. “Vou continuar próximo, auxiliando a nova gestão, há um alinhamento com a nova diretoria”, garantiu.
Rodrigo Gonzalez tomou posse em janeiro de 2020. Foi o “presidente da pandemia”. Situação em que a ARP demonstrou, segundo ele, resiliência e adaptabilidade em um momento atípico. Mas nem tudo foram espinhos. Gonzalez lembra que ao mesmo tempo os números do agronegócio contribuíram na retomada da economia, a Rural, conforme ele, foi uma das entidades do setor que se somou na defesa do direito do produtor rural continuar produzindo alimentos e, por fim, destacou a parceria com os agentes públicos.
“Estou bastante orgulhoso”, disse. “As expofeiras deram resultados, mostraram a força do agronegócio no desenvolvimento regional, reuniram parceiros como o Sindicato Rural e a Embrapa, que foi co-realizadora, e tivemos quase 200 horas de palestras técnicas, aproximando a academia das cadeias produtivas.”