Ataque não define, Brasil perde e Guarani mantém esperanças de acesso
11 novembro
09:01
2021
No Bento Freitas, noite de quarta-feira (10) de 35ª rodada da Série B do Brasileiro, o penúltimo compromisso em casa do Xavante na competição. Contra somente equipes da parte de cima da tabela na reta final, o Rubro-Negro recebeu o Guarani. Os campineiros chegaram a Pelotas em 7º lugar e saíram com uma importante vitória, que os faz seguir próximos ao G4, com o sonho de retornar para primeira divisão. O gol do Campeão Brasileiro de 1978 foi marcado por Bruno Silva, de cabeça, em escanteio da direita.
Vale citar a coincidência da Baixada para os Brunos Silvas. O do Avaí acabou expulso, no jogo que decretou matematicamente a queda xavante. Duas rodadas depois, a confirmação de que o Xavante será mesmo lanterna veio com o gol marcado por outro Bruno Silva, o volante do Guarani. Escanteio da direita e gol de cabeça no início do segundo tempo. Em seguida, com a defesa do Brasil desarrumada, o Bugre quase ampliou.
O Xavante teve lá suas flechas, suas chances. Inspirado, o goleiro Rafael Martins fez pelo menos três grandes defesas. A melhor delas em jogada de Erison, passe rasteiro, a bola passou pelos companheiros até chegar em Netto, que mandou a pancada e Martins defendeu com a perna. O goleiro, pertencente ao Xavante, faz bom campeonato com o Guarani. Após período de desconfiança e críticas da torcida, reage e ajuda o time a manter-se na briga pelas primeiras posições. Com as trocas na tentativa pelo empate, o Brasil de Jerson Testoni ainda perdeu uma grande chance. Cobrança de falta, confusão na área e Gabriel Poveda desperdiçou ao chutar rasteiro, colocado demais, ao lado da trave. Mais uma vez não foi noite para o pior ataque da competição comemorar na Baixada.
O Brasil de Jerson Testoni formou com: Matheus Nogueira; Netto, Ícaro, Leandro Camilo e Héverton (Paulinho); Diego Gomes (Caio Rangel), Bruno Matias, Rildo, Patrick, Renatinho (Poveda) e Erison. Técnico: Jerson.
Pela 36ª rodada, visita o Coritiba, no Couto Pereira. Depois, recebe o Botafogo, no último jogo no Bento Freitas por esta Série B. O Xavante fecha a participação contra o CSA, fora de casa. O Brasil já não tem mais chance de deixar a lanterna e tenta sair das piores campanhas da história da segunda divisão por pontos corridos.