Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

ATENDIMENTO : Cras Fragata em nova sede

ATENDIMENTO : Cras Fragata em nova sede
13 abril
10:11 2015

Será inaugurada nesta segunda-feira a nova sede do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Fragata, na rua Prudente de Moraes. A atividade, aberta a toda a comunidade, contará com brinquedos infláveis, palhaços, pintura de rosto e ginástica para os adultos. A casa é mais ampla e com isso possibilitará acolher mais pessoas, com mais serviços.

Atualmente são 22 crianças e adolescentes – entre sete e 15 anos – matriculados. Mas a expectativa é de que chegue a 50, divididos entre os cinco educadores sociais da casa. Mulheres de diferentes gerações também têm atividades no Centro, com oficinas e atividades recreativas.

Ao chegar na casa pela primeira vez é estabelecido um vínculo com a família. Os profissionais auxiliam em situações comuns, como a falta de documentação, inscrição no Cadastro Único, acesso a benefícios – como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Quem passa por um Cras tem prioridade no atendimento dos serviços da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS), com agendamento garantido.

Para as mulheres – atualmente são 34, mas há previsão da chegada de mais 60 – são oferecidas oficinas de artesanato e ginástica – em parceria com o projeto Vida Ativa, da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) – e a equipe está buscando oficinas de corte e costura e culinária, solicitados pela própria comunidade.

As crianças têm atendimento no turno inverso ao da escola, com reforço escolar, capoeira, arte, cuidados com as plantas e recreação. Quem estuda à tarde, chega ao Centro pela manhã, onde recebe o café da manhã e o almoço, antes de ir pra escola. Os alunos da manhã chegam ao Centro a tempo do almoço, e antes de voltarem pra casa recebem um lanche.

A equipe – formada por uma assistente social, uma psicóloga, cinco educadoras sociais, uma merendeira e duas oficiais administrativas – é responsável pelo bairro. O cadastro é composto por 2,6 mil famílias. A assistente social, Cristina Larré Almeida, também faz a busca ativa, ou seja, visita famílias em situação de vulnerabilidade social para incluí-las no serviço.

O secretário de Justiça Social, Tiago Bündchen, visitou o Cras Fragata na manhã de sexta-feira. Foi a primeira visita oficial aos serviços da Secretaria. “A ideia é sair do gabinete, conhecer as estruturas, os administradores, as necessidades e, na medida do possível, atendê-las”, afirmou, enquanto avaliava com a equipe as melhorias que deveriam ser feitas no imóvel. Ele diz que a principal preocupação é aproximar a rede de atendimento da comunidade.

A comunidade, pessoas físicas ou jurídicas, também está convidada a contribuir com o Centro, com a doação voluntária de móveis, livros e brinquedos em bom estado.

O Cras Fragata fica na rua Prudente de Moraes, 174 – rua da Igreja São José. O telefone de contato é o (53)3227-6551.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções