Atividades alusivas aos 184 anos do Theatro Sete de Abril
O Theatro Sete de Abril, um dos mais antigos do Brasil, completa, neste sábado, 184 anos. Idealizado por uma sociedade dramática, existente na então Vila São Francisco de Paula, hoje Pelotas, o espaço viria a servir para movimentar a cena artística da região que dava saltos no seu desenvolvimento urbano.
E deu certo! Já nos primeiros anos via-se passar pelo seu palco espetáculos originados nas mais diversas cidades do Brasil e do exterior, confundindo, assim, sua trajetória com a história cultural de Pelotas. Contudo, aos poucos, essa história foi sendo esquecida. Fechado em março de 2010 para restauração do prédio, o Theatro permanece com suas portas fechadas até os dias de hoje e sem perspectivas de melhoras. Pelotas já tem hoje uma geração de adolescentes e jovens que jamais tiveram a oportunidade de acompanhar os espetáculos e a agenda cultural do Sete de Abril. Sem falar nos mais diversos grupos artísticos de Pelotas prejudicados com a falta do palco.
Até agora, apesar de algumas tratativas, a prefeitura não consegue recursos para a restauração do Theatro.
Portanto, para marcar a data, a AMASETE com apoio da Você Sabe Quem Cia de Teatro realizará, no dia 02 de dezembro, sábado, às 10h, na Esplanada dos Artista em frente ao Theatro, a terceira edição do Aplausos Fora do Sete. O evento, aberto ao público, é uma manifestação de amor e propõe celebrar a data com apresentações artísticas e manifestações pelo Restauro Já junto com a população pelotense.