Atividades da 18ª Semana do Alimento Orgânico vão até o dia 05 de junho
14 entidades da região estão envolvidas nesta edição
O Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (FLD/CAPA) e diversas entidades da região, deram início à 18ª edição da Semana do Alimento Orgânico (SAO), com atividades em municípios da região sul do RS. Realizada anualmente e de maneira online nas últimas duas edições, a SAO retorna com as suas atividades presenciais e este ano terá atividades diversas, distribuídas em 15 dias. A campanha 2022 tem como tema “Produtos Orgânicos: saudáveis por natureza” e se estende de 20 de maio a 5 de junho.
Um dos principais objetivos da SAO é aproximar ainda mais o consumidor dos agricultores produtores de alimentos agroecológicos, informá-los sobre como reconhecer o produto orgânico nos locais de comercialização, conhecer mais a respeito da produção, comercialização e preparo destes alimentos, além de participar de diversos espaços de discussão e formação sobre as temáticas que envolvem o tema.
De acordo com Roni Bonow, da Coordenação Ampliada do CAPA e o responsável geral pela SAO, a campanha é fundamental para aproximar agricultores e agricultoras, dos consumidores, discutir temáticas relativas à produção dos alimentos, além de oferecer diversas atividades relacionadas ao assunto. “Chegamos a 18ª edição da Semana, organizada por um conjunto de 16 entidades e segmentos envolvidos em processos de produção, consumo, pesquisa, ensino e extensão em agroecologia e produção orgânica no Rio Grande do Sul. Nacionalmente também concentram-se ações para fomentar o debate sobre a importância da agroecologia para o desenvolvimento da agricultura familiar e do acesso de alimentos sem agrotóxicos à população“, completa.
Programação
A programação da Semana, que tem início oficial na região hoje (20), tem destaque especial para o Feirão Agroecológico e também para a Audiência Pública, que acontecerão na próxima quinta-feira (dia 26), na Câmara Municipal de Vereadores de Pelotas, às 9h e às 15h, respectivamente.
Entidades parceiras
Nas atividades deste ano são parceiros na região a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Grupo de Agroecologia da UFPel (GAE), a Escola Família Agrícola da Região Sul(EFASUL), a Cooperativa Teia Ecológica, a Rede de Agroecologia Ecovida, a Universidade Federal do Rio Grande(FURG), a Cooperativa de Agricultores Familiares Sul Ecológica, a Associação Regional de Produtores Agroecológicos da Região Sul (ARPA-SUL), a Embrapa, o Projeto de Extensão PancPop, o Grupo Agroecológico Kilombola Akotirene, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comsea), o Fórum da Agricultura Familiar, o gabinete da Vereadora Miriam Marroni, o Gabinete do Vereador Jurandir Silva e contou com o apoio da Comissão Estadual da Produção Orgânica do Rio Grande do Sul (CPOrg-RS).