Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Atividades do Outubro Rosa iniciam sexta-feira (04)

02 outubro
04:55 2013
Passeata do "Outubro Rosa " realizada ano passado - Foto: Alisson Assumpção/Arquivo DM

Passeata do “Outubro Rosa ” realizada ano passado – Foto: Alisson Assumpção/Arquivo DM

A série de atividades do mês dedicado às ações preventivas contra o câncer de mama começa nesta sexta-feira com a abertura do “Outubro Rosa”, às 14h, na comemoração de aniversário da AAPECAN, Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, na sede da própria entidade (rua Barão de Santa Tecla, 821).

O encerramento será realizado no dia 24 de outubro, em uma caminhada, com saída, às 17h, da AAPECAN, percorrendo a avenida Bento Gonçalves e rua Andrade Neves até o Mercado Central.

Considerado o mês mais especial para as vitoriosas do mundo todo, como são chamadas as sobreviventes do câncer de mama, durante esse período serão realizadas diversas ações focadas na prevenção da doença no Município e específicas na abrangência das Unidades Básicas de Saúde. Conforme programação da Secretaria de Saúde, todas as quartas-feiras de outubro serão realizadas atividades nos CRAS – Centro de Referência em Assistência Social- (Fragata, Z3, São Gonçalo, Areal e Três Vendas), das 14h às 16h30, com participação de várias entidades.

Todas as Unidades Básicas de Saúde serão adornadas com laços cor de rosa em TNT como elemento decorativo em alusão ao “Outubro Rosa” Prevenção e Promoção da Saúde. Confira a programação.

UBS Cohab Fragata: Serão liberados em torno de 10 fichas todas as terças-feiras (dias 01, 08, 15, 22 e 29 de outubro de 2013) somente para mulheres para exame das mamas e solicitação de mamografia, quando indicado. Será colocado cartaz na recepção para a população ficar ciente e se organizar.

UBS Dom Pedro I: Mateada com apresentações de peça teatral no dia 18 de outubro de 2013, das 9h às 16h, na praça ao redor da UBS. A Baturite estará disponibilizando a erva para o chimarrão.

·         UBS Fraget: Serão realizadas palestras, de 14 a 18 de outubro, das 14h às 16h, destinadas às mulheres com mais de 25 anos, tendo como tema a prevenção ao câncer de mama. No dia 23, às 15h30, tendo como público alvo manicures, pedicures, cabeleireiros, barbeiros, podólogos, tatuadores, palestra sobre prevenção de infecções associadas a procedimentos estéticos.

·         UBS Cerrito Alegre: de 01 a 31 de outubro serão realizadas 10 palestras na sala de espera, as terças e quartas-feiras no turno da manhã, entre 9h e 10h30, com entrega de fitas pink para colocar na lapela/peito. Será feita a decoração da sala de recepção do posto com balões e laçarotes pink com distribuição de materiais (mosquitinhos) com informativos sobre os “avanços da saúde na vida da mulher”. Em parceria com a Subprefeitura do Cerrito Alegre, realização de “uma tarde Rosa de piquenique no Parque”, no dia 24 de outubro, reunindo os grupos de Saúde Metal, Hipertensos, Bolsa Família e de Artesanato, entre 15h e 16h30.

·         UBS Monte Bonito: Em continuidade às ações desenvolvidas regularmente na UBS, atendimento exclusivo com hora marcada para pré-câncer e pré-natal as segundas-feiras, pela manhã e tarde. Nas quartas-feiras revisões ginecológicas agendadas. Até o final do mês, as segundas e terças-feiras à tarde e as segundas e sextas-feiras, pela manhã, em encontro na igreja local, promoção à saúde. Especificamente em outubro, no dia 22, acontecerá “Oficina de parto” com as gestantes.

·         Bom Jesus: Atividades integradas entre equipes: aumento da oferta de exame de pré-câncer durante o mês de outubro; Palestra sobre saúde da mulher dia 09, às 14h, na UBS, com a médica Regina Laura; Inspeção mamária. A solicitação de mamografia também terá maior oferta neste mês.

·         Cohab Pestano: encaminhamentos de mamografia sem agendamento, ou seja, sem fila e sem consulta. Regularmente durante o ano todo há incentivo à saúde da mulher no grupo “Forte e Solidário”, na comunidade Caminheiros da Libertação (Rua 4 nº 10), às segundas-feiras à tarde.

·         UBS Triunfo: Durante as consultas diárias serão abordados os temas câncer de mama (o que é o câncer de mama; fatores de risco; importância da prevenção; a importância da detecção precoce), mamografia (o que é a mamografia; a importância da realização; faixa etária; frequência do exame).

·         UBS Getúlio Vargas: será realizada uma palestra com ênfase na Prevenção de Câncer de Mama e Colo Uterino, Planejamento Familiar e DSTs, tendo como público alvo 100 mulheres em idade reprodutiva. Serão fornecidas informações sobre o encaminhamento para laqueadura e vasectomia.

·         UBS Colônia Osório: Durante o mês de outubro serão realizadas na sala de espera, palestras com grupos de hipertensos / diabéticos (Hiperdia).

A programação do Outubro Rosa conta com a parceria do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), AAPECAN, Uso Indicado, Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS), SAS, Departamento de Trânsito e Circulação, Distribuidora de Medicamentos São Gabriel Ltda, Associação Comercial Pelotas, DIMATIEL e MARIACHI.

AAPECAN

Associação de Apoio a Pessoas com Câncer foi fundada em 05 de Março de 2005, com a finalidade de prestar assistência às pessoas com câncer e aos seus familiares gratuitamente. A ideia de abrir uma Organização Não Governamental (ONG), que atendesse as pessoas com câncer surgiu de um grupo de voluntários que realizava atividades para a comunidade, como visitas em hospitais, bairros, e associações beneficentes.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções