Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Atleta completa 82 quilômetros em 6h36min

Atleta completa 82 quilômetros em 6h36min
29 janeiro
09:07 2019

No sábado, o professor Erico Lopes Ança foi o quinto colocado geral na travessia com mais de 80km no litoral norte

Por Carlos Cogoy

            Largada às 6h30min de sábado em Torres. Na modalidade solo, cerca de 250 atletas. Entre eles, o professor Erico Lopes Ança, que desde outubro treinou para o desafio de percorrer 82 quilômetros até Tramandaí. Na 15ª edição da Travessia Torres Tramandaí, o atleta local – jaguarense, Erico está radicado em Pelotas desde a mocidade -, contou com o apoio de André Prescendo. Conforme o regulamento da prova, é permitido o apoio para hidratação e suplementação. E a partir do quilômetro 22, André foi pedalando ao lado de Erico, acompanhando-o até a chegada. Como obstáculo, o intenso calor do fim de semana. Mas, Erico, que coordena o grupo de corredores de rua “Paleo Runners”, cumpriu o trajeto em 6h36min. Com isso, chegou ao pódio, conquistando a quinta colocação geral.

Corredor contou com o apoio de André Prescendo na hidratação e suplementação

Corredor contou com o apoio de André Prescendo na hidratação e suplementação

TREINAMENTO – Na TTT 2019, inscreveram-se 3.500 competidores, divididos nas modalidades solo, dupla, quarteto e octeto – misto, masculino e feminino. Erico menciona sobre a preparação: “Em setembro participei da Maratona de Punta Del Este, ficando em nono lugar geral e primeiro na categoria. Após, descansei entre dez a quinze dias, o recomendável para uma boa recuperação musculoesquelética. Daí comecei o treino específico para a TTT, realizando cerca de duzentas atividades e rodando 1.750 quilômetros. É claro que toda a bagagem que tenho acumulado, dedicando-me há cinco anos, foi decisiva para enfrentar o desafio solo no litoral norte. Como etapa de treinamento, em dezembro corri a ‘Summer 48 km’, que encaixou perfeitamente no calendário e preparação. É uma espécie de adaptação, pois é realizada no mesmo percurso da TTT, porém mais curta. A largada foi na praia de Itapeva, com a chegada em Capão da Canoa. Ali já vi que seria possível, mas que precisava me preparar mais. Sempre ciente, também, que tudo poderia acontecer, pois ainda não sabia como o corpo e a cabeça responderiam depois de sessenta a setenta quilômetros correndo. Nessa competição conquistei o quinto lugar geral”.

 

Pódio da classificação geral com Erico em quinto

Pódio da classificação geral com Erico em quinto

SUPERAÇÃO – Sobre a corrida realizada no sábado, onde perdeu seis mil calorias, ele acrescenta: “Uma prova incrível, muito árdua que, após o trigésimo quilômetro, foi conquistada a cada novo quilômetro. Nessa prova todos quebram, pois devido ao calor e distância, não há como terminar no ritmo que começamos. A estratégia é muito importante. Aproveitar o clarear do dia, temperatura mais amena, é fundamental, mas de uma forma que não comprometa a segunda metade da prova. É aquele cuidado, ou seja, se forçar demais não termina a prova, mas se aliviar muito, não terá uma boa performance”. Conforme Erico, ele mentalmente foi estabelecendo metas. Assim, inicialmente alcançar os 42 quilômetros, equivalente a uma maratona. Depois, chegar aos cinquenta, como a supermaratona de Rio Grande. “Fui trabalhando minha cabeça, e vencendo aos poucos, sem deixar cair o ritmo”.

GRATIDÃO – Ele expressa: “Sinto-me muito agradecido à equipe Paleo Runners, à minha fisioterapeuta Cris Soares, da Clínica Luana Specht, à Academia Personal Fitness, onde realizo meu treinamento de reforço muscular, ao Éder, Pablo, Robson, Pedro, Nívea e Iolanda. A todos e todas que estiveram na torcida, acompanhando”. Contatos sobre os treinos na Paleo Runners: (53) 98424.8684.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções