Atletas do Projeto Remar conquistam cinco vagas para seleção brasileira
Por: Tatian de la Torre
Jovens atletas pelotenses, do Projeto Remar para o Futuro, estão qualificados para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano Júnior e Sênior 2021, no Rio de Janeiro (RJ).
No final de novembro, a equipe pelotense participou de disputa de barcos curtos (single skiff e Dois Sem), na Raia Olímpica da Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ), organizada pela Confederação Brasileira de Remo. Sem competir há nove meses, devido à pandemia, os atletas de Pelotas, do projeto Remar para o Futuro, conquistaram cinco das seis vagas na Seleção Brasileira de Remo.
O treinador do Projeto Remar para o Futuro, Oguener Tissot, confirma que a pandemia afastou os atletas das competições, mas não tirou o foco da equipe. “Estes nove meses sem competir não ameaçaram os quatro anos de trabalho do Projeto. Aproveitamos para nos preparar e reavaliar as metas e objetivos individuais e coletivos da equipe. Retornamos às competições, no final deste ano, trazendo vitórias”, comemorou Tissot.
Representam a Seleção cinco atletas do Projeto Remar: Evelen da Silva Cardoso, Facundo Mezquita, Robson Radmann, Mariana Macedo e Piedro Tuchenhaguen. O atleta Tuchtenhagen, formado pelo Remar para o Futuro, tem apenas 19 anos e é o primeiro participante do projeto a se mudar para o Rio de Janeiro, por meio da parceria do Remar com o Flamengo, que prevê a continuidade dos desportistas na modalidade quando alcançam a maioridade. Obteve grande destaque, vencendo no Single Skiff Peso Leve, na categoria sênior. O jovem também vai representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano 2021 e conquistou a vaga como reserva do Double Skiff, que disputa em busca dos Jogos Olímpicos 2021.
O projeto Remar para o Futuro tem, como coordenador geral, o professor Fabrício Boscolo Del Vechio, da Escola Superior de Educação Física (Esef), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É realizado pelo clube Centro Português, Prefeitura Municipal de Pelotas, CR Flamengo e conta com o apoio de diversas empresas locais, além de profissionais contratados e voluntários que desenvolvem o trabalho da formação de atletas.