Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Atletas do Quem Luta Não Briga conquistam ouro na Surdolimpíada

07 dezembro
14:28 2021
O resultado garantiu vaga para os dois jovens pelotenses no evento internacional para surdos Deaflympics, que ocorrerá em Caxias do Sul, em maio de 2022
Equipe de taekwondo do projeto da Prefeitura de Pelotas ‘Quem Luta Não Briga’ (QLNB) encerrou a participação na Surdolimpíada nacional, em São José dos Campos (SP), com a conquista de duas medalhas de ouro. O evento contou com 15 modalidades esportivas e se encerra na tarde desta terça-feira (7), com a participação de atletas surdos de todo o país. O resultado rendeu vaga para os pelotenses na Deaflympics, organizado pelo Comitê Internacional de Desportos de Surdos (ICSD), que na próxima edição ocorrerá no Brasil, na cidade de Caxias do Sul, em maio de 2022.
A dupla Marcelo Bispo e Lucas Ribeiro, acompanhada pelo mestre Rossano Diniz, coordenador do QLNB, da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), venceu todas as provas em que participou. Foram duas lutas para cada um dos dois participantes. De acordo com Diniz, os planos para os atletas de alto rendimento do projeto é focar no treino para, em cinco meses, enfrentar os melhores atletas do mundo na modalidade de taekwondo para surdos.
Sobre a Deaflympics
A primeira Surdolimpíadas internacional foi realizada em 1924, em Paris (França), com 145 atletas de nove países europeus que participaram em sete modalidades: atletismo, ciclismo, saltos ornamentais, futebol, tiro, natação e tênis. De acordo com informações do site da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), o número de participantes nas Surdolimpíadas vem aumentando nas últimas edições. Em 2013, 2.711 surdoatletas de 83 países participaram do 22° Summer Deaflympics (Verão), em Sofia, na Bulgária. E, em 2015, 336 surdoatletas de 27 países participaram do 17° Winter Deaflympics (Inverno) em Khanty-Mansiysk, na Rússia.
Desde 1996, os deficientes visuais não participam das paralimíadas devido a um acordo entre as entidades esportivas decorrente à natureza específica da deficiência auditiva.
Quem Luta Não Briga
O Projeto Quem Luta Não Briga é coordenado pela Secretaria de Educação e Desporto, em parceria com o Instituto de Menores Dom Antônio Zattera e Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O projeto integra o eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz, por meio da Estratégia Infância Protegida.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções