Atletas do “Quem Luta Não Briga” se destacam em seletiva estadual
A cidade de Pelotas se destaca, mais uma vez, na prática de taekwondo, com dois jovens atletas do projeto da Prefeitura Quem Luta Não Briga (QLNB). No último fim de semana, os competidores Cristian Macedo Soares e Taylor Coelho Macedo conquistaram o primeiro lugar na seletiva estadual dos Jogos Escolares Brasileiros na modalidade. O evento, organizado pela Federação Gaúcha de Taekwondo em parceria com a Federação de Desporto Escolar, foi realizado em Sapiranga.
A boa performance resultou na conquista de vaga na seleção gaúcha que representará o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros. “Essa conquista é um reflexo do trabalho árduo dos treinadores e do comprometimento dos jovens atletas, que se dedicam diariamente aos treinamentos”, avaliou o treinador e coordenador do projeto Rossano Diniz.
Ainda conforme Diniz, os Jogos Escolares Brasileiros representam uma importante oportunidade para os atletas demonstrarem todo o seu potencial, em âmbito nacional, e promover a integração entre os jovens desportistas de diferentes regiões do país. Além disso, em edições anteriores, os participantes do Nacional receberam Bolsa-atleta do governo federal por se qualificarem, o que também é esperado para este ano. O evento não tem data e local confirmados, mas existe a possibilidade que seja realizado em Brasília no mês de novembro.
Equipe
Mais 11 atletas pelotenses participaram da competição e tentaram a vaga. Todos integrantes do projeto QLNB. Ana Carolina Fouchy, Erick da Silva Edom, Nicolli Duarte, Natália Lemos Garibaldi foram para a final de suas categorias, mas terminaram em segundo lugar. Eduardo Loper Pierzckalski, Sara Laureane, Gabriele Silva, Lauren da silva Ramos e Davi Santana foram eliminados na primeira fase.
“A competição não foi fácil para ninguém. O próprio Cristian, para ganhar a vaga na seleção, teve que vencer quatro lutas. Outros ganharam duas ou três e perderam na final. Isso demonstra o grande nível competitivo que estamos participando”, ressaltou Diniz.
Os atletas viajaram com passagens custeadas pela Prefeitura de Pelotas e as inscrições foram pagas pela União Pelotense de Taekwondo. Os competidores, agora, entram em fase de preparação para o evento nacional. Os faixas pretas se preparam para um desafio mais próximo, o Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo CBTKD em agosto em Fortaleza.
O projeto
O projeto QLNB da Prefeitura de Pelotas, em parceria com a UFPel, Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (Imdaz), UCPel e Cufa-RS, tem como objetivo fomentar o esporte e promover a inclusão social por meio do taekwondo. A mais recente conquista, segundo os treinadores, demonstra, mais uma vez, o sucesso ao formar atletas de alto desempenho.