Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Atlético Mineiro ajuda o Xavante a preencher elenco

14 maio
08:46 2021

Por: Henrique König

Kevin tem 21 anos e passagens por seleção brasileira de base

O esquema funcionou muito bem na temporada 2020: procurar empréstimo dos clubes de ponta do futebol brasileiro. Bruno José, do Internacional e Felipe Albuquerque, do Grêmio, fizeram grande Série B pelo Brasil. O são-paulino Danilo Gomes se destacou tanto que foi para a Série A, no Atlético Goianiense. O meia Matheus Oliveira também estava emprestado ao Xavante.

No final do Campeonato Gaúcho 2021, do Atlético Mineiro vieram os jovens volante Wesley Hudson e meia Paulo Victor como alternativas. Paulo Victor já deu mostras de almejar até a titularidade. Fez o gol decisivo da vitória sobre o São Luiz para acabar com os riscos de queda do G.E. Brasil no Gauchão. E é de Belo Horizonte que desembarca em Pelotas mais um provável reforço: o lateral-esquerdo Kevin também vem da base atleticana. Ele foi campeão brasileiro sub-20 na última temporada. É o Galo quem cura as carências rubro-negras até aqui.

A missão de reforçar o elenco tem prós e contras. O Brasil recebe jogadores com vontade de alavancar a carreira em uma ótima vitrine, a Série B. Os custos muitas vezes são divididos ou, inclusive, o clube detentor arca com a maior parte do salário e dos gastos em geral. Por outro lado, os jogadores não pertencem ao Brasil, ou seja, quando o detentor pedir, eles devem se reapresentar ou serem reemprestados. Foi o caso de Danilo Gomes em 2020. E, ao final da temporada, o Xavante dificilmente consegue prorrogar o empréstimo com esses atletas.

Atacante Ramon pode voltar à Baixada
Foto: Divulgação / GE Brasil

Atento a esses prós e contras, o Brasil busca fechar outras negociações com contrato definitivo para Série B. Do futebol paulista, o clube monitora atletas da Inter de Limeira. Do Santo André, um velho conhecido. O atacante Ramon, de 30 anos, jogou no Brasil em 2016, na primeira Série B deste ciclo. Destaque naquela temporada com 12 gols, Ramonstro passou por Ponte Preta, Juventude, Vila Nova e Paraná. Um bom reforço após a saída de Bruno Paraíba?

Por outro lado, as saídas. O lateral-direito André Krobel, que fez um gol no Gauchão, foi anunciado no Figueirense. O centroavante Bruno Paraíba é outro que pode ter novo destino conhecido, após alegar problemas particulares e solicitar o desligamento do Xavante.

O Brasil estreia na Série B do Campeonato Brasileiro em 28 de maio, uma sexta-feira, no horário das 16h, no Bento Freitas. O duelo é contra o Londrina.

Comentários ()

Seções