Ato em lembrança pelo Caso Rai Duarte reúne servidores da saúde e torcedores xavantes
Por: Henrique König
Balões brancos, faixas de apoio e tristeza nos semblantes em frente ao Hemocentro Regional de Pelotas. A quarta-feira (1º) marcou o ato para Rai Duarte, cobrando das autoridades e exigindo Justiça no caso do torcedor que foi com saúde para Porto Alegre, não participou da confusão após o jogo entre São José e Brasil, segundo testemunhas, mas está hospitalizado em estado grave há 31 dias. O que houve com Rai Duarte após ser encaminhado para fora do ônibus da excursão por integrantes da Brigada Militar?
“Muito difícil o que está acontecendo. O Rai segue em estado gravíssimo, foi retirado de dentro do ônibus caminhando e agora não sabemos se vai sobreviver ou não. Viemos para o protesto dos colegas, por um cara que era muito trabalhador”, afirmou a torcedora Saionara Borges, em entrevista para o repórter Cesar Porto, da Rádio Conexão Xavante.
“Todos unidos pela mesma causa, pela Justiça, em apoio aos familiares do Rai, e principalmente à mãe dele, que não sabemos o quanto está sofrendo, 24 horas por dia envolvida com hospital. O Rai era um cara muito gente boa e merecia passar por nada disso. Queremos que ele volte a estar conosco, com saúde, e torcemos pela Justiça”, comentou o torcedor Vilson.
Alexandre Barea, da Xavarock, também se fez presente. “Momento difícil, toda comunidade deve se unir. Representamos em nome do torcedor xavante, para que não caia no esquecimento. Uma grande injustiça o que ocorreu. Esperamos que ele se recupere e tudo que ocorreu seja esclarecido.
“Autoridades que deviam nos servir estão usando da violência sem necessidade. Absolutamente ninguém deveria passar pelo que ele passou. Queremos Justiça e que não haja esquecimento”, afirmou uma agente de saúde presente no ato.
“Estávamos no jogo, poderia ser com qualquer um de nós. Mais de 30 dias desse rapaz hospitalizado. Todos viram o que aconteceu pelas imagens. A cena agrediu a cada um de nós e isso torna uma proporção maior”, completou Karen Guerreiro, da Xavarock.
O evento se estendeu pelo começo da tarde, reunindo agentes de saúde, torcedores rubro-negros e também autoridades, como a vereadora Fernanda Miranda (PSOL). O Hemocentro de Pelotas, ao receber doadores, agradece.