Audiência Pública da Câmara homenageia CAVG pelos 90 anos
Audiência reuniu ex-alunos, professores e funcionários
O CTG Rancho Grande viveu momentos de emoção, ao reunir, na noite de quarta-feira (9/10), ex-alunos, professores, funcionários, convidados e atuais alunos do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça, para comemorar os 90 anos do CAVG – IFSUL, reconhecido nacionalmente pela excelência de seus cursos e a qualificação de seu corpo docente.
A audiência pública que homenageou o CAVG foi proposta pelo presidente do Legislativo, Ademar Ornel (DEM), que ingressou na escola ainda menino, de lá saiu ao concluir o curso de técnico agrícola, e, oito anos depois, retornou como professor do mesmo curso.
“O CAVG nos acolhe, nos prepara e nos lança para a vida”, disse o vereador em sua fala. “Mas, mesmo nos lançando para a vida, nós não saímos daqui”, afirmou, “porque vivemos aqui os anos mais bonitos de nossas vidas, ao lado de nossos amigos e colegas, quando tínhamos sonhos de contribuir para construção de nosso país”.
Ornel fez questão de citar o importante papel pedagógico do Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática, Necim/CAVG-IFSul Campus Pelotas e Universidade Federal de Pelotas, por sua contribuição à educação básica no Rio Grande do Sul.
Junto com os demais vereadores presentes à solenidade, o presidente do Legislativo entregou ao diretor do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça, Álvaro Nebel, e ao reitor em exercício do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Marcos André Betemps, uma placa comemorativa aos 90 anos.
E, para sua surpresa, o ex-aluno e professor recebeu, dos colegas vereadores, Marcola, Ricardo Santos e Vitor Paladini, da diretora da Câmara, Mariluce Kurz Vieira e do chefe de gabinete, Pualo Coitinho, uma placa em homenagem à sua dedicação ao CAVG.
Marca preservada – Para o diretor Àlvaro Nebel, a marca registrada – CAVG – que se tornou símbolo da qualidade dos produtos fabricados pela escola, deve ser preservada, independente de quem for gestor. “Em nossos 201 hectares, plantamos alimentos, produzimos ovos e leite, gado de corte. Em nosso internato, recebemos alunos de 16 municípios da Zona Sul. O CTG Rancho Grande é o segundo CTG estudantil do Brasil, e apesar de tudo que precisamos melhorar, não vamos parar”, afirmou.
Nebel fez um relato da situação atual do Visconde da Graça – entre alunos presenciais e a distância, são cerca de 4 mil, para um quadro de 120 professores, atuando em dez cursos técnicos, quatro de graduação, quatro de ensino a distãncia, três de licenciaturas, quatro pró-funcionários e dois de pós-graduação.
O diretor também apresentou reivindicações da escola: “precisamos, urgentemente, de um novo layout para a entrada do campus; de iluminação da via, de quebra-molas, de passagem de pedestres, de transporte coletivo noturno para nossos alunos”, explicou.
Depois de pedir ajuda à Câmara Municipal para que essas reivindicações fossem atendidas, ouviu do representante do prefeito, Sadi Sapper a resposta: “vou levar os problemas apontados para o prefeito e gostaria de contar com o apoio dos vereadores para solucioná-los”.
O ex-reitor do IFSUL, Antonio Carlos Brod, disse que se sentia realizado por ter sido “a pessoa que recebeu o CAVG para fazer parte da estrutura multicampi do Instituto. o IFSUL sempre foi vocacionado para o ensino industrial, enquanto o CAVG é vocacionado para o ensino agrícola. Hoje vemos a consolidação dos dois pelo bem da Educação, e chegamos a um patamar de reconhecimento em Brasília e em nível internacional, pela qualificação do corpo docente e discente”.