Diário da Manhã

segunda, 25 de novembro de 2024

Notícias

Audiência pública debate licitação do transporte rural

Audiência pública debate licitação do transporte rural
01 novembro
08:37 2017

Moradores do Cerrito Alegre opinaram sobre as melhorias previstas no edital

O processo de licitação do transporte coletivo da zona rural foi apresentado aos moradores de Cerrito Alegre, 3° Distrito de Pelotas, na noite desta segunda-feira (31). Os usuários do sistema rural tiveram a oportunidade de expor suas demandas e as melhorias que julgam necessárias à prefeita Paula Mascarenhas e a equipe da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT).

Paula agradeceu a presença dos moradores, explicou sobre como será todo o processo licitatório e salientou que a expectativa é de que, até metade de 2018, o novo sistema já esteja em funcionamento. A chefe do Executivo falou sobre a retirada da gratuidade na tarifa para idosos de 60 a 64 anos, por conta de uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) e do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional a gratuidade, e como essa mudança irá beneficiar o processo da zona rural.

Paula agradeceu a presença dos moradores, explicou sobre como será todo o processo licitatório

Paula agradeceu a presença dos moradores, explicou sobre como será todo o processo licitatório

Sei que muitos estão contra a decisão, mas vou enfrentar porque é o que considero justo. A quantia arrecadada com o fim da gratuidade será um fator de equalização das tarifas no Município, utilizado para subsidiar a nova empresa que atenderá a zona rural”, afirmou Paula.

O secretário da STT, Flávio Al Alam, falou sobre o formato da licitação, que terá como vencedora a empresa que oferecer o menor valor por quilômetro rodado, e as mudanças que são projetadas para a zona rural, como novos ônibus rodoviários (diferentes dos atuais que atendem a zona urbana), sistema de bilhetagem eletrônica que oferece maior controle à Prefeitura nas gratuidades e no cumprimento de horários, além da equalização da tarifa rural com a urbana, no valor de R$ 3,25. Um mapa com sugestões de novas linhas ficou à disposição dos usuários, para que pudessem conhecer a proposta e opinar nas possíveis rotas.

O pedido unânime entre as centenas de pessoas que lotaram o salão da Igreja Palmeira foi quanto ao itinerário: todos pedem por novos horários nos feriados e aos finais de semana e a ampliação deles de segunda a sexta-feira. Melhorias nas linhas do Passo do Pilão e do Rincão do Andrade também foram solicitadas.

Lederli Argou falou sobre a dificuldade que a filha de 19 anos enfrenta diariamente para chegar ao campus CAVG/IFSul, onde estuda há alguns meses.

Todos pedem por novos horários nos feriados e aos finais de semana e a ampliação deles de segunda a sexta-feira. Melhorias nas linhas do Passo do Pilão e do Rincão do Andrade também foram solicitadas.

Todos pedem por novos horários nos feriados e aos finais de semana e a ampliação deles de segunda a sexta-feira. Melhorias nas linhas do Passo do Pilão e do Rincão do Andrade também foram solicitadas.

“Torço muito para dar certo essa mudança, nós estamos precisando. Pago diariamente R$ 18,00 para que minha filha possa estudar na cidade. Fiquei feliz em saber que, além dos novos horários, ainda vão diminuir o valor da passagem”, afirmou Lederli.

Quem chamou a atenção foi a senhora Hermínia, de 85 anos, sentada na primeira fileira da audiência pública. Ela questionou a prefeita sobre as garantias que a população terá com o novo processo, já que, segundo ela, há mais de 30 anos as empresas chegam e vão embora sem dar explicação.

“É exatamente isso que a população vai ter a partir da licitação: a garantia de que a empresa vai permanecer atendendo. O contrato será longo e, caso não seja cumprido, haverá uma multa com valor alto. Agora a Prefeitura vai ter o direito de cobrar”, afirmou Paula.

Audiências na Colônia

A Prefeitura vai promover outras duas audiências na zona rural, com o objetivo de ouvir a população e acolher sugestões de quem utiliza o sistema público diariamente. Nesta quarta-feira (1°/11), o encontro será às 19h no Salão Grupelli, no 7° Distrito; e a última no dia 6, também às 19h, na Comunidade São Judas, no Monte Bonito.

Blank comemora inicio do processo licitatório

A participação da comunidade do Rincão do Andrade na primeira Audiência Pública, segunda-feira, na qual foi apresentado e discutido o primeiro passo do processo de licitação do transporte coletivo da zona rural de Pelotas, foi comemorada pelo vereador Eder Blank(PDT), um dos batalhadores pela implantação do novo sistema, desde a sua posse na Câmara.

VEREADOR esteve presente na audiência pública segunda-feira na Igreja Palmeira

VEREADOR esteve presente na audiência pública segunda-feira na Igreja Palmeira

“É uma antiga reivindicação dos moradores da colônia e nós defendemos as melhorias que entendemos que possam vir a partir da licitação”, observa o edil pedetista, que participou da coordenação de movimento para garantir a presença dos moradores no encontro realizado na Igreja Palmeira, no Cerrito Alegre, sob a coordenação da prefeitura municipal, e contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, do vice, Idemar Barz, e secretários municipais.

A tônica das reivindicações dos moradores esteve centrada na questão garantia de mais horários nas linhas de diversas regiões, colônia-centro e vice-versa, principalmente aos sábados, domingos e feriados.

“São demandas que a comunidade está apresentando ao poder público para garantir na licitação”, salienta o vereador, lembrando que os valores menores nas tarifas também estão na pauta de discussão e reivindicações dos moradores.

PRÓXIMAS – Por outro lado, Blank lembra que nesta quarta-feira, às 19h, será realizada a segunda audiência, no Grupelli, no 7º distrito. No dia 6, às 19h, o encontro será na Comunidade São Judas, em Monte Bonito.

“A hora de a comunidade ajustar suas necessidades é agora. Por isso, é importante a participação dos moradores em todos os encontros”, conclui o edil.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções