AULAS REMOTAS : SMED pede engajamento das famílias
Atividades online, fundamentais para manter o vínculo do aluno com as escolas durante a pandemia, são desenvolvidas enquanto as aulas presenciais seguem sem previsão de retorno
A Prefeitura de Pelotas, via Secretaria de Educação e Desporto (Smed), traça estratégias para o período de pandemia do novo coronavírus, que exigiu medidas de isolamento social e a suspensão das atividades escolares presenciais no Município desde março. A principal preocupação da pasta é manter o estudante conectado à vida escolar, de modo a evitar a evasão e maiores perdas no processo de aprendizagem, decorrentes do tempo prolongado de afastamento das práticas de ensino.
“A equipe da Smed e todos os professores estão trabalhando muito para que os alunos consigam aproveitar ao máximo as aulas virtuais. Por 2020 ser um ano atípico, pela pandemia, é preciso trabalhar assim, e o ideal é que as famílias estejam junto, para incentivar o estudante a participar e dar um retorno aos professores”, explicou o secretário de Educação e Desporto, Artur Corrêa.
ESTRATÉGIAS
A Smed busca maneiras de incluir o maior número possível de alunos nas atividades remotas. As supervisoras de ensino estão reunindo relatórios das escolas, sobre a participação nas aulas virtuais, para obter dados sobre a situação geral da rede municipal. Os desafios incluem, até agora, viabilizar o acesso a celulares ou computadores para os estudantes que estão em dificuldades de participar por falta de recursos, incentivar aqueles que possuem ferramentas, mas, mesmo assim, não estão engajados nas aulas, e auxiliar professores na adaptação do ensino ao ambiente online.
Doações de dispositivos de informática e smartphones pelo Poder Judiciário e empresas locais ajudam a amenizar a desigualdade de acesso dos estudantes do Município às atividades a distância.
“Antes da pandemia, já era preciso todo o trabalho de retomada de conteúdo com os alunos, após um período afastados da escola, por exemplo durante as férias. Imaginem, então, as perdas no processo de aprendizagem que ocorreriam em um ano letivo inteiro, sem nenhuma atividade que mantenha o interesse deles aceso. Por isso, pedimos às famílias que podem acessar online, para que incentivem os alunos e entrem em contato com as escolas no caso de dificuldades”, apela a diretora de Ensino da Smed, Loreni Peverada.
Por meio de videoconferências semanais, a Smed mantém contato com as equipes diretivas das escolas, acompanha a realidade de cada educandário, e repassa orientações, por currículo-referência, para que os professores desenvolvam as atividades virtuais com os alunos de acordo com o estágio de cada turma.
Na última semana, após ouvir os professores e discutir com as diretorias de Ensino e as dos educandários, a Smed lançou uma nova proposta de trabalho. De acordo com o formato, os professores se dividem em blocos, cada grupo fica responsável por propor atividades em uma semana, e fica com a próxima reservada para fazer a devolutiva, com o feedback individual a cada aluno, enquanto outro bloco propõe novas práticas. O método dá mais tempo aos estudantes e professores para a realização das tarefas.
“Vivemos um momento difícil, e o ensino precisa ser mais leve, com atividades lúdicas que mantenham o aluno motivado, momentos de reflexão, desenvolvimento de habilidades essenciais, e avaliações formativas sem sobrecarregar os professores”, detalha a diretora de Ensino.
As atividades escolares presenciais continuam sem previsão de retorno, devido ao avanço do número de casos confirmados de coronavírus em Pelotas. Pais e responsáveis podem tirar dúvidas sobre com a direção das escolas que disponibilizaram telefone para contato, ou com a Smed, pelo número (53) 3284.2600, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.