Aumentam os pedidos pelo programa Troca-troca de Sementes de Milho
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) fechou, nesta terça-feira (13), o balanço dos pedidos da zona rural de Pelotas via programa Troca-troca de Sementes de Milho. Os números superaram os do ano passado, tanto em encomendas como em produtores. Para a safra e para a safrinha, foram autorizadas solicitações de até seis sacas para cada etapa.
A Prefeitura de Pelotas está inserida no programa via convênio com o governo do Estado, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural. As sementes encomendadas pelo Troca-troca chegam ao produtor com preços subsidiados em 28% e possuem qualidade garantida. Os pedidos para a etapa safra serão entregues de julho a agosto, enquanto os da safrinha em novembro e dezembro. As administrações distritais colocaram à disposição dos agricultores a listagem com as cultivares disponíveis, para que cada um fizesse sua escolha.
Confira a variação
- * Safra 2023/2024 – 313 sacas e 125 agricultores
- * Safrinha 2023/2024 – 58 sacas e 36 agricultores
- * Safra 2022/2023 – 242 Sacas e 109 agricultores
- * Safrinha 2022/2023 – 27 sacas e 20 agricultores
O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, avalia o aumento da procura por sementes como “resultado do interesse dos produtores pela diversificação das culturas nas suas propriedades e, ao mesmo tempo, pela garantia de aceitação do milho no mercado. Trata-se de uma rica fonte alimentar, tanto para as famílias, como para os animais. A comercialização é certa e, além disso, o programa favorece os agricultores no preço e na qualidade das sementes.”