Aumento da intenção de consumo traz boa perspectiva de vendas no varejo gaúcho para Páscoa
A Páscoa é uma das principais datas comemorativas do calendário lojista, juntamente com o Natal e o Dia das Mães. Para a Federação Varejista do Rio Grande do Sul, a expectativa é que a data impulsione de forma mais marcante alguns setores relacionados com a comemoração da data, especialmente ligados a venda de chocolates, ovos de chocolate, brinquedos e itens de decoração.
A data deve levar em torno de 111 milhões de brasileiros às compras. É o que aponta um levantamento realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise Pesquisas.
De acordo com a sondagem, 68% dos consumidores pretendem comprar presentes e chocolates para a data este ano. Desses, 45% pretendem comprar a mesma quantidade de produtos este ano em relação ao ano passado, 39% devem comprar mais produtos e 9%, comprar menos produtos. O valor do tíquete médio com todos os presentes será de R$ 231.
O aumento da intenção de consumo, de volta ao nível pré-pandemia, é um bom sinal para as vendas do comércio na Páscoa de 2023. No ano passado, elas já cresceram 8,9% na semana de Páscoa, segundo os números da Serasa Experian e a expectativa é que o aumento de vendas possa chegar próximo ao índice de 8% esse ano.
“O que podemos perceber é uma demanda que varia conforme nossas características regionais. Em grandes centros urbanos há uma procura maior por ovos de Páscoa de marcas famosas ou em formatos especiais. Em outros locais, como a nossa região da Serra, a ênfase acaba sendo em produtos artesanais e caseiros”, afirma o presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner.
A pouco menos de duas semanas para a Páscoa, o setor de chocolates espera uma busca maior pelos artigos nos próximos dias. A meta é superar as vendas do ano passado.
O vice-presidente da CDL Santa Cruz, Gilberto Eidt, que é proprietário de uma das mais tradicionais lojas de chocolate da cidade, a Delize, destaca que a expectativa para a Páscoa de 2023 é ótima.
“Temos uma projeção boa porque a Páscoa cai no período do início do mês, quando o consumidor já recebeu seu salário. E, cada vez que ocorre isso, a expectativa é de venda boa, diferente do que a Páscoa caindo na segunda quinzena, quando o consumidor ainda não recebeu”, justifica.
O comportamento esperado é de crescimento das vendas online, impulsionadas durante o período da pandemia. Outra característica, tem sido a procura por produtos mais saudáveis, como ovos de Páscoa orgânicos, sem lactose ou sem glúten.