AUXÍLIO EMERGENCIAL : Prefeita recebe lista de mulheres contempladas
Relação das 1.500 mulheres habilitadas para receber o benefício foi concluída. Previsão é que o repasse dos valores ocorra até a última semana de outubro
Depois de intenso trabalho de identificação, atualização, novas inscrições, análise e verificação de dados, a Prefeitura concluiu, nesta quinta-feira, a relação das 1.500 mulheres que estão aptas a receber o Auxílio Emergencial Pelotense. O próximo passo será a formalização dos dados junto à instituição bancária responsável pelo repasse dos valores. Até a última semana de outubro, o Município deverá disponibilizar os cartões para que as beneficiadas possam fazer o saque da primeira parcela.
A prefeita Paula Mascarenhas, que recebeu a lista final repassada pelos técnicos da Secretaria de Assistência Social (foto), agradeceu a dedicação das equipes envolvidas e lembrou o empenho dos vereadores na aprovação da legislação que irá ajudar milhares de pelotenses. Ressaltou, ainda, que esse processo trouxe muito aprendizado e avanços. “Com todo esse trabalho, também foi possível identificar mulheres que estavam à margem da nossa rede de proteção. Todo o processo permitiu a nossas equipes técnicas identificar pessoas que estavam de fora desses serviços e que, agora, contarão com um trabalho de acompanhamento que terá continuidade independentemente do auxílio emergencial”, destacou Paula.
NO SITE do auxílio emergencial – www.pelotas.com.br/auxilio -, a partir desta sexta-feira (1º), as pessoas poderão conferir se foram contempladas com o benefício. A lista também estará disponível nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) nos bairros. A verificação se dará pelo CPF ou pelo número do NIS.
No total, foram em busca do benefício mais de 1.800 mulheres, sendo 756 a partir de novos registros, além de 1.085 que fizeram a atualização dos dados no Cadastro Único. Após a verificação da Lei do benefício e dos critérios de desempate, foram definidas as 1.500 chefes de família habilitadas. Outros 97 cadastros excedentes ficarão na reserva e credenciados para pleitear o benefício do Bolsa Família, previsto para ser retomado após a última parcela do auxílio emergencial federal.
O QUE É O AUXÍLIO MUNICIPAL
A Prefeitura de Pelotas criou, por meio da Lei 6.949/2021, o Auxílio Emergencial Pelotense, que será concedido para até 1.500 mulheres em condição de extrema vulnerabilidade, dentro dos critérios estabelecidos. O valor do benefício foi fixado em R$ 800,00, distribuídos em quatro parcelas mensais de R$ 200,00.