AVALIAÇÃO : Tencati vê méritos no time mas lamenta poucas opções ofensivas
Por: Henrique König
O empate de quarta-feira (16), em casa, no Bento Freitas, com o vice-lanterna Botafogo de Ribeirão Preto não era o resultado esperado pelo torcedor, mas a Série B tem seus altos e baixos. O Brasil soma 37 pontos e precisa equilibrar-se entre o descanso e a preparação para enfrentar o Paraná Clube, na próxima segunda-feira, em Curitiba. O jogo é pela 30ª rodada e será contra mais um adversário direto contra a queda.
O treinador Cláudio Tencati analisou a igualdade com o Botafogo-SP: “A gente sabia que viriam se defender forte e que sentiríamos o cansaço, com poucas alternativas de substituição. A ideia era o ritmo intenso no início, fazer o placar logo e depois jogar em transição, que é nossa característica. O primeiro tempo foi nosso, mas no segundo tempo o adversário se modificou, reagrupou-se atrás da linha da bola e dificultou nossas infiltrações”.
Tencati ressaltou como diferencial da ótima vitória sobre o Guarani para o empate com o Botafogo o gol que não saiu no primeiro tempo. Relembrou a superioridade na etapa inicial e lamentou algumas chances perdidas. “Quando não acontece, você tem que se movimentar mais, tem que rodar mais e aí não conseguimos ser efetivos, nem com as substituições”. O comandante entende a dificuldade com a falta de opções ofensivas no grupo, mas não desliga a ideia de utilizar a base. “Estamos preparando para estarem à disposição”, como exemplo os atacantes Luiz Felipe e Léo Ferraz, entre os mais jovens.
Para enfrentar o Paraná, que completou a rodada na noite desta quinta-feira, fora de casa, contra o também batalhador da parte de baixo, CRB, o técnico Tencati pode ter a volta de atletas que cumpriram isolamento social pela covid-19.
Reavaliados, a expectativa é pela volta principalmente de Matheus Oliveira, diferencial positivo no meio campo. É o meia mais pensante do jogo do Xavante na temporada. Sem Oliveira e com Jarro lesionado para o final do campeonato, o treinador utilizou Rafael Vinicius e Matheuzinho entre os titulares.
Com a entrada de Felipe Albuquerque na lateral direita, o Brasil conseguiu fazer um bom jogo de transição pelas pontas, efetivo contra o Guarani, mas sem o mesmo resultado diante do Botafogo. Na zaga, Héverton pode retornar ao time porque Leandro Camilo está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Apesar de ter o 6º pior ataque da Série B, o Brasil mantém a 3ª melhor defesa, atrás apenas dos líderes Chapecoense e América Mineiro. São 26 gols marcados e 26 gols sofridos.