Avaliado em R$ 1,9 milhão, esqueleto de prédio da prefeitura no centro de Pelotas aguarda por leilão
Equipes da Prefeitura de Pelotas deram início, na manhã desta quarta-feira (7), ao trabalho de fechamento dos acessos do prédio na esquina das ruas General Neto e Padre Anchieta, antiga sede da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), no Centro. As obras devem ser concluídas até a quinta-feira (8). A intervenção é coordenada pela Secretaria de Ações da Cidade (SAC) e envolve as pastas de Assistência Social (SAS) e de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui).
Além de lacrar com alvenaria todos os acessos ao interior do imóvel, a equipe começou a retirada do telheiro instalado na fachada para proteger os pedestres de resquícios de materiais danificados pelo incêndio que atingiu o prédio em 2019. Atualmente, a estrutura não tem mais utilidade e pode ser removida para liberar a calçada, sem causar risco às pessoas que passam pelo local. De acordo com o secretário da SAC, Flávio Al-Alam, a ação tem por objetivo melhorar a segurança no entorno.
População de rua
Desde a madrugada desta quarta-feira, equipes do plantão social da SAS estão em contato com os moradores de rua alojados nos arredores do prédio para informar sobre a obra. De acordo com o secretário Tiago Bündchen, dois ocupantes do local – identificados como cadastrados e atendidos pelo Centro Pop – solicitaram apoio para retirada de seus pertences e foram encaminhados à Casa de Passagem.
Prédio será leiloado
O imóvel de propriedade do Município está em processo de leilão, ainda sem data definida. O edital para credenciamento de leiloeiros para o certame foi publicado no início da semana, com objetivo de efetivar a venda do prédio avaliado pela Comissão de Bens Imobiliários (Cabi),