AVANTE COM TODO ESQUADRÃO : Caldeirão vai ferver no embate dos rubro-negros
Reencontro 30 anos depois
Brasil e Flamengo voltam a se enfrentar por uma competição nacional nesta quarta-feira a partir das 22h no Bento Freitas
A história do futebol brasileiro registra quatro confrontos entre Grêmio Esportivo Brasil e Clube de Regatas Flamengo. O último, em 1985, inesquecível para os rubro-negros de Pelotas. Mais isso é história, e ela não joga. É para ser lembrada, com alegria, principalmente pelos vencedores. Apesar de ser no mesmo palco, o Estádio Bento Freitas, o confronto desta quarta-feira será um novo capítulo, num reencontro depois de 30 anos, e válido pela Copa do Brasil.
A estreia de Brasil e Flamengo na segunda maior competição do futebol brasileiro começa às 22h e promete mexer com os cerca de 15 mil torcedores que vão estar na Baixada, além dos milhares que estarão em frente à televisão, em todo o Brasil. Estão à disposição dos torcedores do rubro-negro carioca 1,5 mil lugares.
Independentemente das cores e paixões de cada um, não há como deixar de reconhecer que Brasil x Flamengo é o jogo do ano não só em Pelotas, mas no mínimo na Metade Sul do Rio Grande do Sul. A expectativa é de um “jogaço”, com todos os ingredientes para colocar o confronto desta quarta-feira num lugar de destaque no cenário esportivo nacional.
“Vamos jogar contra um grande adversário, que merece todo o nosso respeito, mas vamos estar em casa, diante do nosso torcedor, e isso faz com que o adversário também saiba que precisa nos respeitar”, simplificou o técnico do Brasil, Rogério Zimmermann.
Diante do Flamengo, o comandante xavante não poderá repetir a sua formação principal. Por conta da “confusão” ocorrida no jogo da semifinal da Série D em 2014, diante do Londrina, o zagueiro Cirilo está suspenso e desfalca o rubro-negro pelotense. Ricardo Schneider deverá ser o seu substituto para formar o centro da zaga com Fernando Cardozo. Este, também, até ontem não tinha presença garantida em função de um “desconforto” muscular.
A presença do atacante Alex Amado, um dos destaques do time, é uma incógnita. O Departamento Jurídico do Brasil recebeu do Jurídico da CBF informação que o jogador apenas foi advertido no julgamento pelo STJD por sua expulsão na final da Série D, em 2014, diante do mineiro Mamoré. Até ontem, os rubro-negros esperavam documento oficial da CBF confirmando ou não a possibilidade de o “baixinho” estar em campo.
Se nã puder contar com Alex Amado, Zimmermann poderá colocar Felipe Garcia no ataque ao lado de Nena. Mas como é jogo importante, o “mistério” será a “bola da vez” até que o time entre em campo, escalado.
NO LADO do rubro-negro carioca, em princípio, o técnico Vanderlei Luxemburgo não poderá contar apenas com o meia Everton, com uma lesão na coxa esquerda.
FICHA TÉCNICA
BRASIL x FLAMENGO
BRASIL: Eduardo Martini; Wender, Ricardo Schneider, Fernando Cardoso e Rafael Forster; Leandro Leite, Washington, Galiardo e Márcio Hahn ou Diego Oliveira; Alex Amado ou Felipe Garcia e Nena. Técnico: Rogério Zimmermann.
FLAMENGO: Paulo Victor; Pará, Bressan, Samir e Thallyson; Cáceres, Márcio Araújo, Canteros e Gabriel ou Eduardo da Silva; Nixon e Marcelo Cirino. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
ARBITRAGEM: Vinicius Furlan, com Miguel Cataneo da Costa e Carlos Augusto Junior (trio de São Paulo).
LOCAL: Estádio Bento Freitas.
INÍCIO: 22h.
Confronto na história
Brasil e Flamengo já se enfrentaram quatro vezes na história, todas nos anos 80, entre 1984 e 1985. E há um grande equilíbrio, com duas vitórias para cada lado. O Brasil, inclusive, eliminou o Mengão no Brasileiro-85. Nesta quarta-feira, os times voltam a se enfrentar em duelo válido pela Copa do Brasil.
A partida do dia 18 de julho de 1985 considerada a mais mítica já disputada pelo Brasil no seu estádio, o Bento de Freitas, que recebeu a sua lotação máxima na época, 16.500
pagantes. O Flamengo entrou para o duelo com seis pontos, contra cinco do rival no Grupo E. Era a penúltima rodada e o Flamengo, com Zico, entrou como favorito. Mas Bira, no primeiro tempo, pôs o Xavante na frente num gol inacreditável, que teve falha de Mozer e uma furada na bola histórica de Fillol.
Na etapa final o Flamengo foi com tudo em busca do empate, mas levou o segundo gol, marcado por Junior Brasília num contra-ataque, dando um toque por cobertura. O Brasil assumiu na liderança do grupo, manteve a posição na rodada final e avançou à fase decisiva, enquanto o Flamengo acabou eliminado. O Brasil teve a sua melhor participação em Brasileiros, só caindo nas semifinais para o Bangu.
FICHA TÉCNICA HISTÓRICA
Brasil(2): João Luís; Nei Dias, Silva, Hélio e Jorge Batata; Doraci, Sílvio e Alamir; Junior Brasilia, Bira e Canhotinho.Técnico: Walmir Louriz
Flamengo(0): Fillol, Ailton, Leandro, Mozer e Adalberto; Andrade, Adilio e Zico; Tita, Chiquinho e Bebeto. Técnico:Zagallo
Árbitro: Romualdo Arpi Filho
Estádio: Bento Freitas