AVICULTURA COLONIAL : Curso para produtores da região
Através do Programa de Avicultura Colonial, a Emater/RS-Ascar, Embrapa Clima Temperado, Escola Técnica Estadual de Canguçu (ETEC-RS), IFSul (CAVG), Feprago e instituições parceiras realizaram, entre os dias 01 e 04 de setembro, no Centro de Formação de Canguçu (CETAC), um curso em que produtores da região participaram de palestras e práticas sobre a atividade.
O primeiro dia começou com uma conversa sobre a história e desenvolvimento da avicultura, seguido de teorias e práticas sobre aviários e como deve ser feita a instalação dessas estruturas, encerrando com práticas de criação de pintos e vacinação.
Na terça-feira, manejo de frangos, plantas medicinais e visitação ao abatedouro, na ETEC-RS, fizeram parte da programação. E nos últimos dois dias a alimentação das aves foi o foco principal, com palestras sobre agroprocessamento de alimentos, nutrição e produção de ração.
O curso terminou na sexta-feira com o relato de experiências dos próprios produtores e um debate sobre os próximos passos a serem dados dentro da avicultura colonial.
Participaram organizando e ministrando palestras e práticas os profissionais Luiz Ignácio Jacques, Reginaldo Maciel, João Pedro Zabaleta, Inajara Batista, Marcos Anciuti, Luiz Fernando Gerhard, Zeferino Chielle, Clair Lorenzet e Renato Cougo.